Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Relações Internacionais

 

 

No actual panorama mundial, em que o campo da saúde se depara com problemas transversais a todo o planeta e onde a investigação apenas pode ser verdadeiramente eficaz em colaboração, o cumprimento das funções do INSA tem necessariamente de passar pela cooperação com parceiros internacionais.

São exemplo destas colaborações os contactos mantidos com a Organização Mundial de Saúde, quer com a sua sede, quer com o Escritório Regional para a Europa e demais escritórios. O INSA colabora também com diversas iniciativas da OMS, como o GARD (Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases), aliança à qual pertence e o e-PORTUGUÊSe, iniciativa com que trabalha no âmbito de várias actividades de difusão da cultura científica.

O INSA é ainda membro da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde (IANPHI), associação que procura catalizar o desenvolvimento dos institutos nacionais de saúde do mundo e assim reforçar a capacidade global de acção no domínio da Saúde Pública. O trabalho desta organização é desenvolvido na esfera global, tendo membros de todos os continentes, havendo no entanto lugar para o apoio às iniciativas regionais de fortalecimento dos institutos nacionais de saúde. Neste sentido, são igualmente promovidas as reuniões dos Directores dos institutos europeus, tendo sido organizado pelo INSA a sua reunião de 2007, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

O trabalho da União Europeia tem sido igualmente prolífero no campo da Saúde e da Investigação e Desenvolvimento, colaborando o INSA com as instituições europeias de maior relevo, tal como o Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC). É também de destacar o trabalho da Comissão Europeia nestas áreas, através das suas Direcções-Gerais, respectivamente Saúde e Consumidores (DG SANCO) e Investigação. Esta última é a responsável pela promoção do 7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento, ao abrigo do qual os investigadores do INSA poderão incrementar as suas colaborações com equipas do resto do mundo.

O INSA desenvolve ainda projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, nomeadamente comAngola, enquadrados nas orientações gerais da política externa portuguesa de Cooperação. Estes projetos são financiados por várias entidades e também pela Cooperação Portuguesa (Camões I.P), cabendo a coordenação destes últimos à Direção-Geral da Saúde.

As acções de cooperação internacional aqui descritas, bem como outras colaborações estabelecidas entre grupos de investigadores, de natureza bilateral ou multilateral, estão devidamente previstas na Lei Orgânica deste Instituto. Cabe ao Gabinete de Comunicação e Relações Externas apoiar neste domínio os vários departamentos do INSA, o seu Conselho Directivo e demais unidades que assim o requeiram, bem como acolher e encaminhar os contactos do exterior.

O Gabinete encontra-se assim disponível para qualquer esclarecimento e ajuda que sejam necessários.  

Contacto: (+351) 217 519 200