Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Plano de Desenvolvimento Estratégico

 

A Lei Orgânica do Ministério da Saúde, através do Decreto-Lei n.º 124/2011 de 29 de Dezembro, definiu o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge como um Instituto Público, laboratório do Estado da Saúde, explicitando a sua missão e atribuições, essencialmente em torno da ideia do seu contributo para ganhos em saúde pública. É sobre a forma de concretizar estes mandatos que o Plano Estratégico se desenvolve.

O Plano Estratégico 2015-2016 pretende, assim, constituir-se como um referencial que oriente as atividades a desenvolver pelo Instituto durante esse biénio. Este tem como finalidade apresentar a estratégia institucional, passando, necessariamente, por uma reflexão sobre: a Visão, realizar-se como instituição de excelência ao serviço da saúde pública, constituindo um braço armado do sistema de saúde na luta contra os principais riscos para a saúde da população, apoiando-se em ciência sólida e nas melhores práticas, em todas as sua funções essenciais.

O Plano espelha ainda um conjunto de valores que norteiam o novo Instituto Ricardo Jorge: o primado do interesse coletivo, o rigor científico, a gestão orientada para resultados, a partilha de conhecimentos e esforços, a preocupação em prestar contas públicas sobre o trabalho realizado.

A estratégia delineada para os próximos dois anos, teve por base uma análise, dos desenvolvimentos do ambiente externo, bem como, do contexto específico em que os Departamentos do Instituto Ricardo Jorge têm de desenvolver a sua atividade, e encontra-se alinhada com as reformas em curso na Administração Pública e no Ministério da Saúde.

 

 

 Plano Estratégico 2015-2016