Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail
 
Jan 2008 / Livro

 Castanha - Um Fruto Saudável

Capa do Livro Castanha - Um Fruto SaudávelA castanha produzida em Trás-os-Montes e Beira Alta por variedades autóctones provenientes das três principais Denominações de Origem Protegida – Terra Fria, Padrela e Soutos da Lapa – encontra-se ainda insuficientemente caracterizada quer do ponto de vista físico-químico quer das características nutricionais e potencialidades comerciais, impedindo a optimização do seu aproveitamento.

O projecto AGRO 939 – “Dinamização do Consumo da Castanha com Denominação de Origem” teve como objectivo principal contribuir para uma mais efectiva valorização deste fruto e para o incremento do seu consumo dinamizando assim, toda a fileira de produção.

São apresentadas nesta publicação, a determinação da composição química e valor nutricional das castanhas produzidas pelas variedades das três DOP existentes em Trás-os-Montes e a demonstração da importância que este recurso natural pode ter na satisfação das diferentes necessidades nutricionais da população, completado com uma caracterização morfológica das variedades.

Esta publicação constitui o resultado do trabalho realizado em cooperação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-Norte), Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA) e Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.

 Capa (1 MB)

 Parte I (19,3 MB)

 Parte II (12,2 MB)

 Parte III (12,2 MB)

 Parte IV (19,4 MB)

Capa do livro Castanha - Um Fruto Saudável

Castanheiro

Castanha (Ouriço)

Castanhas

Castanhas Assadas

 
Autores : 
Ana Paula Silva, Olga Maria Pires Borges, Helena Soares Costa, Bruno Ivo Magalhães, et al.
 
Departamentos: Alimentação e Nutrição

Áreas de trabalho: Composição dos Alimentos