Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 PNS 2012-2016

 

PNS 2012-2016

O Plano Nacional de Saúde (PNS) constitui um elemento basilar das políticas de saúde em Portugal, traçando o rumo estratégico para a intervenção no quadro do Sistema de Saúde.

Por despacho do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde do passado dia 29 de maio, o Ministério da Saúde aprovou a atualização do PNS 2012-2016, tendo este documento sido estendido até 2020.

A revisão e extensão a 2020 decorre do trabalho desenvolvido ao longo do último ano com os vários stakeholders da Saúde, seguindo as Grande Opções do Plano para 2015, bem como as recomendações e acompanhamento da Organização Mundial de Saúde – Europa (OMS-EURO) no relatório sobre a implementação do PNS 2012-2016.

O documento contempla ainda os contributos do Conselho Consultivo e de Acompanhamento e do Grupo de Peritos do PNS.

A Revisão e Extensão do PNS define quatro grandes desígnios para 2020: redução da mortalidade prematura (abaixo dos 70 anos); aumento da esperança de vida saudável aos 65 anos; redução do tabagismo e da obesidade.

Foram também atualizados os quatro eixos estratégicos que transitam do PNS anterior: Cidadania em Saúde, Equidade e Acesso Adequado aos Cuidados de Saúde, Qualidade na Saúde e Políticas Saudáveis.

Ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge são atribuídas, estatutariamente, funções de avaliação da execução e resultados das políticas, do Plano Nacional de Saúde e programas de saúde do Ministério da Saúde.

 Para mais informações, consulte o micro site do PNS 2012-2016