Responsável: Paula Lavado (Portugal)
Data: Desde Setembro de 2007
Financiamento: ECDC
Introdução: EU-IBIS tem vindo a colectar dados de doença invasiva de meningococos e de Haemophilus influenzae, na Europa, desde 1999. Este projecto foi inicialmente e até 2007 financiado pela União Europeia. A partir de Setembro de 2007, a coordenação deste projecto começou a ser realizada no ECDC, em Estocolmo, fazendo agora parte de um novo programa. O ECDC colectará dados de infecções invasivas bacterianas no sistema de Vigilância europeu (TESSy)
A rede de laboratórios sobre infecção bacteriana invasiva (IBD labnet) é uma rede de Laboratórios Europeus de Referência fundada por e sob a supervisão do Centro Europeu para o Controlo das Doenças (ECDC) para a vigilância laboratorial da N. meningitidis e H. influenzae na União Europeia. Pretende, ainda, melhorar as capacidades dos laboratórios na vigilância do Str. pneumoniae. A rede é gerida pelos membros do Grupo Europeu de monitorização dos meningococos (EMGM), juntamente com um grupo de cientistas com experiência em vigilância laboratorial em H. influenzae e S. pneumoniae.
Objectivos: O principal objectivo é o de colaborar com o ECDC no sentido de organizar uma rede laboratorial da doença bacteriana invasiva na União Europeia, que fará parte de um sistema de vigilância mais alargado, com ambos os componentes epidemiológico e laboratorial, co-ordenado pelo ECDC. Para optimizar a troca de informação e material entre todos os participantes da rede deve-se começar por organizar uma colecção de estirpes e uma base de dados adequada. Harmonização dos esquemas de tipagem para o Haemophilus influenzae. Pretende-se que haja ligação entre a rede de vigilância laboratorial e a vigilância epidemiológica, sendo o maior desafio para os primeiros anos, a ligação entre os dados laboratoriais e os dados epidemiológicos, na base de dados do programa TESSy, do ECDC. Controlo de Qualidade (EQA) para o H. influenzae: anualmente todos os laboratórios participantes participam no controlo de qualidade.
European Union Invasive Bacterial Infections Surveillance Network (até Setembro 2007)
European Union Invasive Bacterial Infections Surveillance Network (depois Setembro 2007)