Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail
 
 

 Invasive Bacterial Infection Surveillance in Europe (IBIS) 

 

Responsável: Paula Lavado (Portugal)

Data: Desde Setembro de 2007

Financiamento: ECDC

Introdução: EU-IBIS tem vindo a colectar dados de doença invasiva de meningococos e de Haemophilus influenzae, na Europa, desde 1999. Este projecto foi inicialmente e até 2007 financiado pela União Europeia. A partir de Setembro de 2007, a coordenação deste projecto começou a ser realizada no ECDC, em Estocolmo, fazendo agora parte de um novo programa. O ECDC colectará dados de infecções invasivas bacterianas no sistema de Vigilância europeu (TESSy)

A rede de laboratórios sobre infecção bacteriana invasiva (IBD labnet) é uma rede de Laboratórios Europeus de Referência fundada por e sob a supervisão do Centro Europeu para o Controlo das Doenças (ECDC) para a vigilância laboratorial da N. meningitidis e H. influenzae na União Europeia. Pretende, ainda, melhorar as capacidades dos laboratórios na vigilância do Str. pneumoniae. A rede é gerida pelos membros do Grupo Europeu de monitorização dos meningococos (EMGM), juntamente com um grupo de cientistas com experiência em vigilância laboratorial em H. influenzae e S. pneumoniae.

Objectivos: O principal objectivo é o de colaborar com o ECDC no sentido de organizar uma rede laboratorial da doença bacteriana invasiva na União Europeia, que fará parte de um sistema de vigilância mais alargado, com ambos os componentes epidemiológico e laboratorial, co-ordenado pelo ECDC. Para optimizar a troca de informação e material entre todos os participantes da rede deve-se começar por organizar uma colecção de estirpes e uma base de dados adequada. Harmonização dos esquemas de tipagem para o Haemophilus influenzae. Pretende-se que haja ligação entre a rede de vigilância laboratorial e a vigilância epidemiológica, sendo o maior desafio para os primeiros anos, a ligação entre os dados laboratoriais e os dados epidemiológicos, na base de dados do programa TESSy, do ECDC. Controlo de Qualidade (EQA) para o H. influenzae: anualmente todos os laboratórios participantes participam no controlo de qualidade.

European Union Invasive Bacterial Infections Surveillance Network (até Setembro 2007)

European Union Invasive Bacterial Infections Surveillance Network (depois Setembro 2007)


Áreas de projecto : Observação de Saúde

Departamentos: Doenças Infeciosas

Áreas de trabalho: Infecções Respiratórias