Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Coleções

 

Tuberculose

O Museu da Saúde preserva a memória histórica da luta contra a tuberculose em Portugal, entre os finais do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, promovendo e assegurando o enquadramento para as peças históricas de cariz museológico. Trata-se de uma coleção de grande diversidade tipológica, que inclui arte sacra (pintura e escultura), fotografia, aparelhos de tratamento médico e objectos de uso quotidiano.

 

Malária

Maioritariamente exposta no Pólo de Águas de Moura, a exposição sobre a Malária integra diferentes tipologias de objetos, apresentando o papel do Instituto de Malariologia de Águas de Moura, organismo criado em 1938, cuja ação foi crucial no processo de erradicação da Malária em Portugal. Como resultado desta doença e da luta desenvolvida pelo Serviço de Higiene Rural e Luta Anti-Sezonática, foram elaborados diversos documentos e herdado numeroso material de laboratório utilizado na campanha contra a Malária em Portugal.

 

Urologia

Coleção doada ao Museu da Saúde pelo Centro de Saúde de Alvalade, que integra objetos utilizados nos múltiplos exames complementares de diagnóstico e procedimentos urológicos realizados na Unidade de Urologia daquele Centro, criada durante a vigência dos Serviços Médico-Sociais e que prestava assistência nessa Especialidade a Doentes de todo o País.

 

Psicologia

A coleção de Psicologia integra diversos objetos utilizados no âmbito da prática clínica pelo Prof. Doutor Camilo Cardoso, fundador do Departamento de Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Foi doada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.