Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail
 
 

 OCORRÊNCIA DE MICOTOXINAS EM ALIMENTOS E POTENCIAL EFEITO CITOGENOTÓXIC 

 

Responsáveis: Paula Alvito (no DAN) e  Maria João Silva (no DG)

Financiamento e data: INSA (2010 – 2011)

Introdução: A contaminação de alimentos com micotoxinas, e.g., aflatoxinas e ocratoxina A, causam forte preocupação devido aos seus potenciais efeitos genotóxicos e potencialmente carcinogénicos e, ainda, aos eventuais efeitos aditivos ou sinergísticos que poderão resultar da sua combinação num mesmo alimento. Assim, a quantificação de micotoxinas em alimentos comercializados em Portugal bem como a caracterização dos seus efeitos genotóxicos assume grande relevância em termos de saúde pública.

Objectivos: O presente projecto procura englobar uma abordagem analítica e genética que permita estabelecer uma relação entre a presença de micotoxinas em alimentos, com particular ênfase em alimentos para crianças, e os possíveis efeitos citogenotóxicos de combinações dessas micotoxinas em células humanas.

Resultados esperados: Obtenção de dados sobre a ocorrência simultânea de micotoxinas em amostras de alimentação infantil, assim como dos efeitos adversos derivados das combinações de aflatoxinas com ocratoxina A.


Áreas de projecto : Investigação & Desenvolvimento / Observação de Saúde

Departamentos: Genética Humana / Alimentação e Nutrição

Áreas de trabalho: Genotoxicidade Ambiental / Segurança Alimentar