Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail
 
 

 CALINF – Ocorrência de contaminantes químicos e microbiológicos em alimentação infantil 

 

Investigador Responsável: Paula Alvito

Financiamento: INSA e Comissão de Fomento da Investigação em Cuidados de Saúde, Ministério da Saúde (Proj. N.º 108/2007)

Duração: 2007-2011

Objectivos: Determinar a ocorrência de contaminantes em alimentos por forma a contribuir para uma avaliação de risco das crianças portuguesas a estes compostos.

Resumo: A ingestão de alimentos contaminados representa uma importante via de exposição a riscos microbiológicos e químicos, em particular, para as crianças. Os lactentes e as crianças jovens são mais susceptíveis às toxinas do que os adultos, devido ao menor peso corporal, maior taxa metabólica, menor capacidade de desintoxicação e devido ao desenvolvimento incompleto de alguns órgãos e tecidos, tal como, o sistema nervoso central. Para assegurar uma protecção eficaz da saúde dos lactentes e das crianças jovens, a regulamentação comunitária introduziu valores limites específicos para os contaminantes nos alimentos destinados à alimentação infantil sendo necessário optimizar e validar os métodos analíticos para baixos teores de contaminantes. Neste contexto, o presente projecto pretende implementar os métodos analíticos necessários e estudar a ocorrência de contaminantes em alimentos destinados a lactentes e crianças. Numa perspectiva de contribuir para uma avaliação de risco da ocorrência destes contaminantes em alimentos serão ainda avaliados os efeitos biológicos de alguns destes contaminantes em culturas celulares.


Áreas de projecto : Investigação & Desenvolvimento / Observação de Saúde

Departamentos: Alimentação e Nutrição

Áreas de trabalho: Segurança Alimentar, Toxicologia