Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Notícias

 
No ano passado, o Instituto Ricardo Jorge publicou mais de 150 artigos científicos em revistas internacionais da especialidade. Entre 2013 e 2016, registou-se uma evolução em praticamente todos os indicadores relacionados com a produção científica literária do Instituto, por exemplo, no número de comunicações orais e posters em reuniões científicas.
27-01-2017
O Instituto Ricardo Jorge realizou, em 2016, cerca de meio milhão de determinações analíticas diferenciadas em diferentes áreas de prestação de serviços. A maior parte destas determinações verificaram-se nas áreas da genética humana, das doenças infeciosas e das doenças não transmissíveis.
27-01-2017
O Instituto Ricardo Jorge e o Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho promovem, dias 13 e 14 de julho, em Braga, a 2ª Conferência Internacional sobre Contaminantes Químicos em Alimentos (ICFC 2017). A submissão de resumos para comunicações orais ou sob a forma de poster deverá ser efetuada até 28 de abril.
24-01-2017
No ano passado, realizaram-se mais 2521 "testes do pezinho" do que em 2015, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge. O distrito de Lisboa foi onde se verificou o maior aumento de recém-nascidos estudados (mais 703 do que em 2015) e também onde mais bebés foram estudados (25304), seguido dos distritos do Porto (16176), Setúbal (6590) e Braga (6538).
23-01-2017

Conheça a última edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica editada pelo Instituto Ricardo Jorge. Este número especial é dedicado em exclusivo à Alimentação e Nutrição, em particular às áreas da Promoção de uma Alimentação saudável e da Segurança alimentar.

20-01-2017
Em 2013 e 2014, as taxas de incidência global da Doença Invasiva Meningocócica (DIM) registadas em Portugal estão dentro dos valores estimados para a Europa em 2012 e confirmam a tendência decrescente que tem sido observada em Portugal desde 2003. Este é um dos principais resultados apresentados no mais recente relatório sobre a DIM, elaborado pelo Instituto Ricardo Jorge em colaboração com a Direção-Geral da Saúde.
20-01-2017
Já se encontra disponível o primeiro relatório de resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), elaborado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, relativo ao estado de saúde da população residente em Portugal, em 2015, com idade compreendida entre os 25 e os 74 anos. A publicação apresenta indicadores da prevalência da diabetes, da hipertensão arterial, do colesterol total elevado e da obesidade e excesso de peso.
20-01-2017

O Instituto Ricardo Jorge e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais assinaram, dia 20 de janeiro, um protocolo de cooperação para a realização de análises clínicas a reclusos de diversos estabelecimentos prisionais. As análises previstas no protocolo abrangem a necessidade de prevenção, verificação e confirmação de algumas doenças infecto-contagiosas, bem como de outras situações clínicas.

20-01-2017
O Instituto Ricardo Jorge vai investir até ao final do ano cerca de 2,3 milhões de euros na requalificação de várias infraestruturas e equipamentos laboratoriais e de apoio à gestão. Parte significativa desta verba será aplicada na implementação de um novo sistema de informação para a gestão de processos e procedimentos laboratoriais, financiado ao abrigo do programa SAMA 2020.
19-01-2017
O livro "A(s) Problemática(s) da Natalidade. Uma Questão Social, Económica e Política" foi apresentado, dia 16 de janeiro, no Auditório Sedes Nunes do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Organizada por Vanessa Cunha, Duarte Vilar, Karin Wall, João Lavinha e Paulo Trigo Pereira, a obra reúne mais de três dezenas de textos sobre o tema da natalidade.
18-01-2017
O nível de escolaridade encontra-se associado ao excesso de peso e obesidade, especialmente no sexo feminino, dado que as mulheres com ensino superior apresentam um menor risco de desenvolver excesso de peso e obesidade, comparativamente às mulheres com ensino pré-escolar. Esta é a principal conclusão de um estudo elaborado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.
17-01-2017
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, destaca como peça do 1º trimestre de 2017 o forno de Pasteur. Criado em meados do século XIX, este equipamento era utilizado em laboratórios de bacteriologia e em alguns consultórios médicos para a esterilização de instrumentos de metal e vidro por meio do calor seco.
16-01-2017
O Instituto Ricardo Jorge, enquanto Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde/Europa, promove, com o apoio do Ministério da Saúde, a 3ª Conferência Internacional de Obesidade Infantil (CIOI 2017). O evento terá lugar, entre os dias 5 e 8 de julho, na Fundação Champalimaud, e tem como objetivo, entre outros, agregar e discutir as questões relacionadas com  a Obesidade Infantil, em Portugal e ao nível mundial.
13-01-2017
Alexander Haarmann, responsável por uma das áreas de trabalho específicas do consórcio JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle), considera que o Instituto Ricardo Jorge foi dos parceiros mais ativos neste projeto europeu. JA-CHRODIS tem como principal projetivo objetivo a prevenção de doenças crónicas e a promoção do envelhecimento saudável na população europeia.
12-01-2017

Um estudo do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge avaliou a qualidade do ar interior em 18 lares de idosos situados na região de Lisboa. Os resultados indicam que, de um modo geral, a contaminação do ar por compostos orgânicos voláteis totais e formaldeído é baixa, enquanto que para o dióxido de carbono, microrganismos e partículas os valores referência são excedidos.

12-01-2017

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, organiza, dia 23 de março, o curso "Identificação e tratamento de doentes com Hipercolesterolemia Familiar". A iniciativa visa divulgar esta doença genética, melhorar a sua identificação e o seu tratamento, de forma a reduzir o elevado risco cardiovascular destes doentes.

11-01-2017

"Qualidade do ambiente interior" é o título do curso que o Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, promove, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, nas suas instalações em Lisboa. Os interessados em participar nesta ação formativa, que é composta por três módulos independentes, deverão efetuar a sua inscrição até 31 de janeiro.

11-01-2017
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, vai organizar, nos dias 23 e 24 de fevereiro, mais uma edição do curso "Exposição profissional a agentes biológicos", destinado principalmente a engenheiros sanitaristas, médicos de saúde ocupacional e de saúde pública, responsáveis de segurança no trabalho e técnicos de saúde ambiental. Data limite de inscrição: 10 de fevereiro.
11-01-2017
O Instituto Ricardo Jorge está a avaliar o grau de satisfação dos seus utentes e clientes, através da realização de três questionários online, como forma de melhoria contínua dos serviços prestados. Estes questionários, que que são confidenciais e anónimos, avaliam a satisfação em serviços nas áreas clínica, ambiental e alimentar.
06-01-2017
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, apresenta como peça do mês de janeiro de 2017 um folheto de propaganda, de meados do séc. XX, do antibiótico Broncomicina. Este folheto integra um conjunto de mais de três centenas de materiais gráficos de propaganda e bulas de medicamentos, de diversas épocas e origens.
05-01-2017
O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Saúde Ambiental, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do projeto “B-SAFECOAT – Desenvolvimento de novas tintas com propriedades auto-desinfetantes”, com a referência POCI-01-0247-FEDER-017875, financiado pela Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE2020.
04-01-2017

O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (Mestre) – 1 vaga – a candidatos (F/M), no âmbito do projeto 739568, designado por “Progressing towards the construction of METROFOOD-RI (PRO-METROFOOD)”, financiado pelo programa Horizon 2020.

04-01-2017
Desde 1 de janeiro de 2017, para além da notificação clínica, passou também a ser obrigatória a notificação laboratorial das doenças transmissíveis definidas pela Direção-Geral da Saúde. Botulismo, Ébola ou infeção por vírus Zika são apenas algumas das doenças sujeitas a notificação obrigatória ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).
03-01-2017

O novo Programa Nacional de Vacinação (PNV) entrou em vigor em janeiro de 2017. A atualização do PNV consiste em novos esquemas vacinais gerais, em função da idade e do estado vacinal anterior e ainda esquemas vacinais específicos para grupos de risco ou em circunstâncias especiais.

03-01-2017