Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Arquivo

 
 
 
O Instituto Ricardo Jorge, através da Unidade de Investigação do seu Departamento de Saúde Ambiental no Porto, vai integrar um consórcio nacional que pretende desenvolver uma tinta com propriedades auto-desinfetantes. Este projeto de investigação terá a duração de três anos e será financiado pelo programa COMPETE 2020 em cerca de um milhão de euros.
23-12-2016
O Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge no Porto participou, no passado mês de setembro, no evento "Ciência à Moda do Norte". No âmbito desta iniciativa, foi realizado um vídeo educativo, intitulado "Oficina dos Genes", dirigido a crianças do 2º e 3º ciclos onde se explica alguns conceitos básicos da Genética.
23-12-2016

Chegou ao fim o trabalho de campo do Inquérito Serológico Nacional (ISN), promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, através dos seus Departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, seguindo-se agora a fase dos testes laboratoriais. Para Paula Palminha, coordenadora do ISN, o balanço do trabalho, até ao momento, é extremamente positivo pois foi alcançada "uma boa taxa de execução".

22-12-2016
O projeto "Saúde em Dia - Centro de Marcha e Corrida de Tondela" foi uma das três boas práticas apresentadas por Portugal, no âmbito da iniciativa JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle). Para conhecer melhor esta iniciativa, entrevistámos o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.
21-12-2016

Um grupo de representantes dos países doadores do Programa Iniciativas em Saúde Pública (EEA Grants) visitou, dia 19 de dezembro, o Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, no âmbito do primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF). Encontro teve como objetivo apresentar alguns dos resultados finais deste Inquérito, promovido e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia.

20-12-2016
Está concluída a recolha de dados do Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016, estudo coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia. Participaram neste Inquérito, que tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), mais de 4800 indivíduos.
16-12-2016
O Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge acaba de obter a acreditação de ensaios laboratoriais por parte do Instituto Português da Acreditação (IPAC). Esta acreditação é o reconhecimento externo da competência técnica do Instituto para realização dos exames clínicos agora acreditados.
16-12-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, participou, dia 28 de novembro, num workshop do consórcio JA-CHRODIS no Parlamento Europeu. O encontro teve como objetivo discutir como as boas práticas e o conhecimento atualmente existente podem ser aproveitados para combater doenças crónicas, de forma mais eficiente.

15-12-2016
"Instituto Ricardo Jorge na Guiné-Bissau: Retratos de uma cooperação" é o título da exposição de fotografia que será inaugurada dia 19 de dezembro (11:00) e estará patente ao público nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, até 24 de fevereiro de 2017. O objetivo é dar a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo Instituto no âmbito desta missão de cooperação e mostrar algumas das experiências vivenciadas por profissionais que nela participaram.
15-12-2016

O Instituto Ricardo Jorge e a Administração Regional de Saúde do Algarve celebraram, dia 12 de dezembro, em Faro, um protocolo de colaboração e cooperação na área da promoção da Saúde em doenças infeciosas transmitidas por vetores. A parceria agora estabelecida visa, entre outros objetivos, formar e capacitar profissionais em instituições ligadas ao turismo.

14-12-2016
O Natal é uma época de festa e de grande convívio em família, propícia a vários excessos alimentares, particularmente através do consumo de alimentos com muito açúcar, sal e gordura. Num texto elaborado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, o Instituto Ricardo Jorge recorda alguns conselhos úteis para garantir, nesta altura do ano, uma alimentação mais saudável e, também, segura.
13-12-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, marcou presença no evento “Da Observação da Obesidade Infantil ao Desafio da sua Prevenção”, promovido pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira. A iniciativa permitiu apresentar resultados do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) relativos à Madeira.

09-12-2016
O Instituto Ricardo Jorge promoveu, entre 5 e 7 de dezembro, nas suas instalações em Lisboa, o workshop "Análise de dados de inquéritos com amostras complexas aplicada ao Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF)". A ação formativa teve como objetivo, entre outros, abordar os principais conceitos de desenho de amostras complexas e o seu tratamento estatístico adequado.
09-12-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, promove, dias 19 e 20 de janeiro, a segunda edição do curso "Controlo microbiológico do ar e superfícies em contexto hospitalar". A formação tem como destinatários médicos do trabalho e de saúde pública, técnicos de serviços de saúde ocupacional, técnicos de segurança e saúde no trabalho e responsáveis pelo controlo de infeção.

09-12-2016
O Instituto Ricardo Jorge participou recentemente numa ação formativa no Chipre sobre o estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI), o sistema europeu de vigilância nutricional infantil. A iniciativa decorreu no âmbito das atividades do Departamento de Alimentação e Nutrição como Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde para a Nutrição e Obesidade Infantil.
07-12-2016

O Departamento de Saúde Ambiental (DSA) do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, recebeu, entre os dias 9 e 24 de novembro, a visita de um grupo de estudantes romenos, ao abrigo do programa europeu ERASMUS+. Esta ação formativa foi assegurada pelas unidades de Água e Solo e de Ar e Saúde Ocupacional do DSA.

07-12-2016
Já se encontra disponível mais uma edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica editada pelo Instituto Ricardo Jorge. Alimentação e Nutrição, Saúde Ambiental, Doenças Infeciosas, Avaliação Externa da Qualidade e Determinantes de Saúde são os temas em destaque neste número.
07-12-2016

O Inquérito Serológico Nacional 2015-2016, promovido pelo Instituto Ricardo Jorge através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, dispõe agora de um site próprio, onde poderá encontrar informação atualizada sobre este Inquérito. O ISN tem como principal objetivo conhecer o estado imunitário da população para as doenças evitáveis pela vacinação e a frequência de outras doenças infeciosas.

02-12-2016
O que é o VIH, o vírus da SIDA? O que é a SIDA? Qual a diferença entre estar infetado pelo VIH e ter SIDA? Como se transmite o VIH? No Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, o Instituto Ricardo Jorge recorda as respostas a estas quatro perguntas, decorridos 30 anos da criação do sistema de vigilância epidemiológica nacional para a infeção por VIH/SIDA.
01-12-2016
Em 2015, a maioria dos diagnósticos de infeção por VIH ocorreu em homens e nos últimos cinco anos registou-se um aumento proporcional destes em relação aos novos casos em mulheres. Esta é uma das tendências reveladas pelo mais recente relatório sobre infeção VIH/SIDA, elaborado pela Unidade de Referência e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge.
01-12-2016

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, apresenta como peça do mês de dezembro de 2016 o cartão identificativo do chefe da delegação portuguesa no 1º Congresso Egípcio de Medicina, que decorreu no Cairo entre 19 e 23 de dezembro de 1902. Este cartão faz parte do acervo proveniente do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos.

30-11-2016

Em 2015, foram diagnosticados 990 novos casos de infeção por VIH em Portugal e no final do ano encontravam-se registados, cumulativamente, 54.297 casos, dos quais 21.177 no estadio SIDA. Este é um dos resultados apresentados no relatório, elaborado pelo Instituto Ricardo Jorge, sobre a situação da infeção VIH/SIDA em Portugal relativa ao ano passado.

30-11-2016
Entre 1992 e 2015, a taxa de incidência de diabetes em Portugal apresentou um crescimento médio anual de 4,29%, segundo um estudo do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge. Outro dos resultados deste trabalho mostra que, até 1998–2000, a taxa de incidência anual desta doença era superior nas mulheres e, a partir de 1998–2000, passou a ser mais elevada nos homens.
28-11-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, participou na Conferência anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA), que decorreu, em Viena, entre os dias 9 e 12 de novembro. Foram apresentados mais de 10 trabalhos sobre projetos internacionais que o Instituto se encontra atualmente a desenvolver.

25-11-2016
A Comissão Técnica do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP) reuniu-se, dia 24 de novembro, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, para apreciar o relatório do PNDP relativo a 2015 e debater vários outros temas relacionados com o programa. No âmbito do PNDP, são atualmente rastreadas em Portugal 25 doenças com uma taxa de cobertura próxima dos 100%.
25-11-2016

O Instituto Ricardo Jorge promoveu, dias 21 e 22 de novembro, a sexta e última reunião do grupo de trabalho “Boas práticas na área da Promoção da Saúde e Prevenção de doenças crónicas ao longo do ciclo de vida”, no âmbito do projeto JA-CHRODIS. As recomendações a considerar para a transferência entre países de boas práticas nesta área foi um dos principais temas em análise.

25-11-2016

As inscrições para o Seminário "30 anos da Carta de Ottawa", que terá lugar dia 6 de dezembro no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, estão abertas até 2 de dezembro. A iniciativa tem como objetivo de assinalar os 30 anos da criação da Carta de Ottawa, documento que continua na agenda de decisores e responsáveis pelo planeamento em saúde.

25-11-2016
Já se encontra disponível o relatório de atividades do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP) relativo ao ano de 2015. Gerido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Genética Humana, o PNDP permite atualmente o rastreio do hipotiroidismo congénito e 24 doenças hereditárias do metabolismo, com uma taxa de cobertura próxima dos 100% e uma média de idade de início de tratamento de 9,8 dias de vida.
24-11-2016
Para promover o acesso a informação de referência para o conhecimento da Saúde Pública em Portugal, está agora disponível para consulta em acesso aberto a coleção digital dos relatório anuais publicados pelo Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP). O PNDP visa o rastreio neonatal de doenças cujo tratamento precoce permita evitar atraso mental, situações de coma e alterações neurológicas ou metabólicas graves e definitivas.
24-11-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, dia 7 de dezembro, nas suas instalações em Lisboa, o Seminário "Óleos alimentares: mitos e realidades". Destinada a membros da comunidade científica, estudantes, operadores do setor alimentar, técnicos de laboratórios e profissionais da saúde, a iniciativa visa analisar alguns mitos e apresentar a realidade científica atual sobre os óleos alimentares.

22-11-2016
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, destaca como peça do 4º trimestre de 2016 o fórceps de obstetrícia, instrumento utilizado para facilitar a retirada do feto durante o trabalho de parto. Os primeiros fórceps foram inventados no século XVI por uma família de cirurgiões e ainda hoje são utilizados quando o feto se encontra em posição anormal ou quando entra em sofrimento em partos prolongados.
18-11-2016

Por ocasião do 9º Dia Europeu de Sensibilização para o Uso Racional dos Antibióticos, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) publicou os dados mais recentes sobre resistência aos antibióticos e consumo de antibióticos ao nível da Europa. O Instituto Ricardo Jorge é o único laboratório de referência nacional na área da resistência aos antimicrobianos.

18-11-2016
O Instituto Ricardo Jorge vai organizar, dias 21 e 22 de novembro, a  sexta e última reunião do grupo de trabalho “Boas práticas na área da Promoção da Saúde e Prevenção de doenças crónicas ao longo do ciclo de vida”, no âmbito do projeto JA-CHRODIS. Esta iniciativa europeia visa a prevenção de doenças crónicas e a promoção do envelhecimento saudável na população europeia.
18-11-2016

Para assinalar os 30 anos da criação da Carta de Ottawa, o Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças não Transmissíveis, promove, dia 6 de dezembro, no seu auditório, em Lisboa, o Seminário "30 anos da Carta de Ottawa". Os interessados em participar no evento deverão fazer a sua inscrição até ao dia 2 de dezembro.

16-11-2016

O Instituto Ricardo Jorge está a colaborar no desenvolvimento de um projeto de investigação que tem como objetivo reduzir os problemas de saúde resultantes da exposição ao ar interior. Financiado pelo programa NORTE 2020, o HEBE (Health, Comfort and Energy in the Built Environment) terá a duração de três anos e conta com a participação de outras duas instituições nacionais.

11-11-2016

Dois especialistas da Guatemala e da Nicarágua estão, desde 6 de novembro, no Instituto Ricardo Jorge, em Águas de Moura, a receber formação sobre diagnóstico e caracterização molecular de vírus Zika. A iniciativa decorre no âmbito da rede ViroRed/CYTED, uma plataforma que promove e apoia a cooperação multilateral em ciência e tecnologia.

11-11-2016

Mais de quarenta profissionais de saúde envolvidos no Programa Nacional do Diagnóstico Precoce (PNDP) participaram na 14ª edição do curso "Um dia com o diagnóstico precoce". A iniciativa teve como objetivo informar sobre a organização do PNDP e discutir problemas relacionados com a colheita de sangue, conservação e envio de fichas, entre outros temas.

10-11-2016

Estão abertas, até 12 de dezembro, as candidaturas ao Prémio Arnaldo Sampaio 2016. Promovido pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), o prémio visa homenagear a memória do Professor Arnaldo Sampaio e incentivar a investigação no âmbito da Saúde Pública.

10-11-2016

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, apresenta como peça do mês de novembro de 2016 uma pintura a aguarela executada por “Ribeiro” em 1948. Trata-se de uma proposta para a edificação do Posto Clínico de Ramalde, freguesia do concelho do Porto, edifício este que nunca viria a ser construído.

09-11-2016

Uma equipa de investigadores do Instituto Ricardo Jorge identificou os mecanismos genéticos que permitem à bactéria causadora da sífilis defender-se do sistema imunitário do Homem durante o período de doença. Para conhecer melhor os resultados deste trabalho inovador, a televisão RTP entrevistou o investigador João Paulo Gomes, coordenador deste estudo.

04-11-2016

O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 10 de novembro (10:30), no seu auditório em Lisboa, o Seminário "Nova abordagem genómica para descodificar o agente causador da sífilis". A iniciativa, que tem entrada livre, visa divulgar o percurso e os principais resultados de um trabalho recentemente publicado na revista "Nature Microbiology".

04-11-2016

O Instituto Ricardo Jorge promoveu, dia 3 de novembro, no seu auditório em Lisboa, o Fórum Investigação e Desenvolvimento em Saúde. O evento, que decorreu no âmbito das comemorações do 117º aniversário do Instituto, contou com a presença de mais de 130 participantes, entre estes a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

04-11-2016

Assinalou-se hoje, 4 de novembro, o Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. O programa das comemorações, que tiveram lugar em Lisboa, incluiu a realização da Conferência debate “Investigação e Desenvolvimento em Saúde”, proferida por Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

04-11-2016

O Instituto Ricardo Jorge promoveu, nos dias 24 e 25 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, o workshop "Analysing health inequalities with STATA". Capacitar as equipas regionais envolvidas na implementação do primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015) em análise de dados obtidos em inquéritos de saúde, com foco na avaliação das desigualdades socioeconómicas em saúde, foi um dos objetivos da ação formativa.

28-10-2016
O Instituto Ricardo Jorge divulga o relatório de atividades da Rede Médicos-Sentinela relativo ao ano de 2015. Esta rede, coordenada pelo Departamento de Epidemiologia, é formada por médicos de família, distribuídos por todo o país, que voluntariamente participam na notificação e estudo de diversos problemas com interesse para a saúde pública.
28-10-2016
Continuam abertas as inscrições para o Fórum de Investigação e Desenvolvimento em Saúde, que terá lugar dia 3 de novembro, em Lisboa, no auditório do Instituto Ricardo Jorge. A inscrição nesta iniciativa, que decorre no âmbito das comemorações do Dia do Instituto, é gratuita mas sujeita a registo prévio e limitada ao número de vagas.
28-10-2016

Assinala-se no próximo dia 4 de novembro o Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. O programa das comemorações, que terão lugar no auditório do Instituto, em Lisboa, inclui a realização da Conferência debate “Investigação e Desenvolvimento em Saúde”, proferida por Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud.

28-10-2016
Estudo do Instituto Ricardo Jorge descodifica os mecanismos genéticos do “braço-de-ferro” que se estabelece entre a bactéria causadora da sífilis e o ser humano durante o período de doença. A descoberta dos investigadores portugueses abre caminho ao desenvolvimento de novas medidas preventivas como, por exemplo, uma vacina.
27-10-2016
O consórcio europeu JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle), no qual o Instituto Ricardo Jorge participa, publicou no ano passado um relatório sobre boas práticas na promoção da saúde e prevenção primária de doenças crónicas. “Saúde em Dia - Centro de Marcha e Corrida de Tondela" foi uma das três boas práticas apresentadas no âmbito desta iniciativa.
25-10-2016
O Instituto Ricardo Jorge tem vindo a colaborar com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) num projeto na área da vigilância epidemiológica da infeção por VIH. Objetivo consiste em validar uma ferramenta informática que permite obter estimativas do número de pessoas que vivem com VIH, incluindo as não diagnosticadas, entre outros indicadores.
25-10-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, dia 26 de outubro, na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, uma ação de divulgação do projeto "Educar para Prevenir". Este projeto visa aumentar a literacia para a saúde dos alunos e divulgar boas práticas na área da nutrição e segurança alimentar.
21-10-2016

A vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença e as suas complicações. A vacinação iniciou-se em outubro e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano, mas a vacina pode ser administrada durante todo o outono e inverno.

20-10-2016

Ana Sanches Silva, investigadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge, venceu a 7ª Edição do Food & Nutrition Awards na categoria de Investigação e Desenvolvimento, com o projeto Rose4Pack. Este projeto permitiu o desenvolvimento de uma embalagem biodegradável ativa que aumenta a vida útil dos alimentos.

19-10-2016

João Paulo Teixeira, investigador do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge, foi reeleito membro do Comité de Educação da Sociedade Europeia de Toxicologia (EUROTOX). Este comité é responsável pelas atividades da EUROTOX nos domínios da formação académica básica e avançada, assim como pelo desenvolvimento profissional de toxicologistas na Europa.

19-10-2016
O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 3 de novembro, no seu auditório em Lisboa, o Fórum de Investigação e Desenvolvimento em Saúde. A inscrição no evento, que decorre no âmbito das comemorações do Dia do Instituto, é aberta a todos os interessados e gratuita mas sujeita a registo prévio e limitada ao número de vagas.
19-10-2016

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, apresenta como peça do mês de outubro de 2016 uma caixa de pastilhas indicadas para o tratamento de infeções agudas das vias respiratórias. Integra a coleção do medicamento, composta por um conjunto de medicamentos que representam o desenvolvimento da Química Farmacêutica.

18-10-2016

As leguminosas são alimentos com grandes benefícios nutricionais e para a saúde, para além de serem economicamente acessíveis. Na aquisição/armazenagem destes alimentos há, no entanto, uma série de cuidados que devem ser seguidos e que passam, por exemplo, por rejeitar as embalagens/latas com sinais de humidade, rasgões, roídas ou amolgadas.

18-10-2016
A Rede de Médicos Sentinela, coordenada pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, promove, dia 28 de outubro, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em Coimbra, a sua habitual reunião anual. O encontro visa apresentar os resultados de 2016 e abordar algumas das atividades a desenvolver no próximo ano.
18-10-2016
O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 11 de novembro, no seu auditório em Lisboa, o Seminário "Comunicação para uma alimentação saudável e segura". Organizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, o encontro visa contribuir para uma comunicação eficaz dos riscos e benefícios associados à alimentação, assim como para o aumento da literacia em saúde.
14-10-2016
Na época 2015/16, a efetividade da vacina antigripal para a população para a qual a vacina é recomendada foi de 65,8%, valor ligeiramente superior em relação à efetividade estimada na população em geral (56,1,4%). Esta é uma das principais conclusões do relatório anual da efetividade da vacina antigripal em Portugal, elaborado pelo Instituto Ricardo Jorge.
13-10-2016

Na época 2015/2016, a atividade gripal em Portugal foi de baixa intensidade, refere o relatório do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, divulgado pelo Instituto Ricardo Jorge. Outra das conclusões deste documento indica que não se observaram excessos de mortalidade semanais durante o outono e inverno.

13-10-2016

As estimativas da cobertura da vacina antigripal na última época foram 16,2% na população geral, 50,1% nos indivíduos com 65 e mais anos e 30,5% nos indivíduos portadores de doenças crónicas. Estes valores são apresentados no relatório anual Vacinação antigripal da população portuguesa, elaborado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.

13-10-2016
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, organizou, dia 3 de outubro, nas suas futuras instalações no Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, a 3ª reunião de Museus de Ciência e de Ciências da Saúde da área metropolitana de Lisboa. O encontro teve como objetivo discutir assuntos e problemáticas comuns às entidades envolvidas.
12-10-2016
O Instituto Ricardo Jorge e a Universidade Nova de Lisboa promovem, dia 19 de outubro, o II Workshop "Doenças Transmitidas por Vetores". A iniciativa, que terá lugar no auditório do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, visa desenvolver e promover conhecimento e a colaboração em investigação na área das doenças transmitidas por vetores.
12-10-2016

O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 10 de outubro, no seu auditório em Lisboa, um seminário sobre monitorização global de progressos na prevenção e controlo de doenças não transmissíveis. "25 by 25 – the WHO NCD indicators in Portugal and Norway" será apresentado por Heidi Lyshol, consultora sénior do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

07-10-2016

O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 13 de outubro, no seu auditório em Lisboa, a 5ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal. Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios, explica os principais objetivos deste encontro.

07-10-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através dos seus Departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, reativou esta semana o Programa Nacional de Vigilância da Gripe para a época 2016-17. A gripe é uma doença respiratória sazonal que afeta todos os invernos a população portuguesa, com especial importância nos grupos dos mais jovens e idosos e em doentes portadores de doença crónica.
07-10-2016
É já na próxima quinta-feira, 13 de outubro, que terá lugar, no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, a 5ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal. A inscrição no evento, que será transmitido por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (Porto), é gratuita mas sujeita a registo prévio e limitada à capacidade da sala.
06-10-2016
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, participou, dia 30 de setembro, na Noite Europeia dos Investigadores, que decorreu no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Durante o evento, começou também a ser divulgada a nova exposição “800 anos de Saúde em Portugal”.
06-10-2016

Continuam abertas, até 28 de outubro, as inscrições para o II Simpósio de Tuberculose “Redes de vigilância e vigilância laboratorial”, que terá lugar, dia 8 de novembro, no auditório do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. A iniciativa visa dar a conhecer uma perspetiva atual sobre os dados epidemiológicos de tuberculose reunidos no Instituto, através da rede de laboratórios participantes no sistema VigLab-TB.

05-10-2016
Estudo do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge procurou avaliar o efeito tóxico da exposição intestinal a patulina, assim como o potencial efeito protetor da coadministração de patulina e cisteína. Resultados evidenciaram que a patulina altera a função da barreira do epitélio intestinal e que o tratamento com cisteína tem um efeito protetor da membrana intestinal.
05-10-2016

Oito elementos do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge no Porto participaram, dia 30 setembro, no Pavilhão Rosa Mota, no evento "Ciência à Moda do Norte", no âmbito da "Noite Europeia dos Investigadores". Esta iniciativa teve como principal objetivo estimular a curiosidade e promover a ciência através de atividades que conciliam educação e diversão.

05-10-2016

O Instituto Ricardo Jorge promove, nos dias 9 e 10 de novembro, nas suas instalações em Lisboa, a segunda edição do curso "Identificação morfológica de fungos filamentosos com relevância clínica". Os interessados em participar nesta ação formativa, organizada pelo Departamento de Doenças Infeciosas, devem efetuar a sua inscrição até 30 de outubro.

30-09-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, esteve presente na Conferência Mundial de Segurança (Safety 2016), que decorreu entre os dias 18 e 21 de setembro, em Tampere, na Finlândia. O evento teve como objetivo debater os múltiplos aspetos relacionados com a prevenção de acidentes e partilhar boas práticas com resultados concretos.

29-09-2016
Duas responsáveis do Instituto de Saúde Pública da Noruega, entidade parceira dos EEA Grants (European Economic Area Grants), estiveram, dia 14 de setembro, no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, para uma reunião de acompanhamento sobre o Inquérito Serológico Nacional. Este estudo visa conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.
28-09-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição e em parceria com a GS1 Portugal, promove, dia 28 de outubro, a 9ª Reunião Anual PortFIR, este ano subordinada ao tema "Informação alimentar: desafios e conquistas". A submissão de resumos para a apresentação de comunicações em poster termina a 30 de setembro.
27-09-2016

A equipa responsável pelo Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016 marcou presença no 19º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Virologia Clínica, que decorreu, em Lisboa, entre 14 e 17 de setembro, tendo apresentado três posters sobre o ISN. Além do desenho deste inquérito, foram divulgados resultados preliminares para a hepatite A e rubéola.

23-09-2016

Desde 1999, o Instituto Ricardo Jorge já identificou mais de 700 pessoas com Hipercolesterolemia Familiar (FH), uma doença genética e hereditária, caraterizada por elevados níveis de colesterol desde o nascimento. Apesar de se tratar de uma doença ainda sub-diagnosticada, Portugal está no top 10 dos países com mais casos identificados de FH.

23-09-2016
O grupo coordenador do consórcio entre o Instituto Ricardo Jorge e a Labquality, com vista à execução do Projeto "Programa de Garantia da Qualidade interno e externo", esteve reunido, dia 16 de setembro, em Lisboa, nas instalações do Instituto. O encontro teve como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no último ano e discutir ações a implementar em 2017.
22-09-2016
Eeva Broberg, especialista na área da virologia/Gripe do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), visitou, dia 14 de setembro, o Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe (LNRVG) do Instituto Ricardo Jorge. O LNRVG tem como um dos seus principais objetivos identificar e caracterizar os vírus influenza em circulação em Portugal.
22-09-2016
O Instituto Ricardo Jorge torna público o resultado do concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para mestre no seu Departamento de Genética Humana, no âmbito do projeto PTDC/BIM-ONC/4890/2014. O júri elaborou a tabela ordenada dos candidatos, valorizando a experiência técnico-científica na área (60%), qualidade do curriculum vitae (30%), carta de motivação e cartas de referência (10%).
21-09-2016
As inscrições para o "3Gb-TEST course on NGS: Next-generation sequencing in a diagnostic setting" estão abertas até 24 de setembro. Esta iniciativa, que terá lugar nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, entre os dias 24 e 27 de outubro, tem como foco a utilização da tecnologia de sequenciação de nova geração no diagnóstico clínico de doenças genéticas.
21-09-2016

É já na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, que terá lugar, no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, o Workshop "Doenças Transmitidas por Vetores". O encontro tem como objetivo desenvolver e promover conhecimento e a colaboração em investigação na área das doenças transmitidas por vetores.

21-09-2016
Continuam abertas as inscrições para o VI Workshop de Biossegurança: “Biossegurança em experimentação animal”, que decorre dia 30 de setembro, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa. Aspetos éticos e legais, instalações, boas práticas e biossegurança na criação e manipulação de animais para experimentação são temas a abordar no evento.
20-09-2016

Por ocasião dos 37 anos do Serviço Nacional de Saúde, foi lançada, dia 15 de setembro, uma aplicação móvel, denominada MySNS, que permite aceder a vários serviços digitais da saúde através de smartphone. A nova app de saúde disponibiliza também conteúdos sobre o Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Ricardo Jorge.

16-09-2016
Entre 2009 e 2015, foram descritos na literatura 10 casos de histoplasmose em Portugal, segundo um estudo do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge. Apesar de se tratar de uma doença rara na Europa, os investigadores alertam para a necessidade de se conhecer melhor a epidemiologia desta infeção a nível nacional.
15-09-2016

Assinala-se hoje, 15 de setembro, o Dia do Serviço Nacional de Saúde. As comemorações deste ano decorrem no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e têm como tema “O Serviço Nacional de Saúde e o resgate da dignidade”.

15-09-2016
As sessões práticas do curso "Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias" foram alteradas para a semana de 7 a 11 de novembro. Organizado pelo Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge, a iniciativa decorrerá de 3 de outubro a 14 de novembro, sendo que as duas componentes da ação formativa (teórica e prática) desenvolvem-se de forma independente.
15-09-2016

O Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge vai organizar, entre 10 e 14 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, o V Curso de Morfologia Parasitária Humana. Os interessados em participar nesta ação formativa, destinada a médicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos de diagnóstico e terapêutica e outros profissionais da saúde, devem efetuar a sua inscrição até 30 de setembro.

13-09-2016

É já na próxima terça-feira, dia 20 de setembro, que terá lugar, no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, o Simpósio "Contaminantes Alimentares e Avaliação de Risco: Um contributo para a Segurança Alimentar". O encontro tem como objetivo, entre outros, clarificar os conceitos relacionados com a análise dos riscos associados à cadeia alimentar.

13-09-2016
Com o objetivo de reforçar os sistemas de alerta e de resposta a ameaças em Saúde Pública, foi criado o Centro de Emergências em Saúde Pública. O CESP desenvolverá as suas atividades no quadro das funções essenciais de centros de emergência e operações em saúde pública, em articulação com outros organismos do sistema de saúde, nacionais e internacionais, bem como do sistema de proteção civil e outros setores.
13-09-2016
A data limite para a submissão de resumos de comunicações ao 3º Simpósio Nacional "Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - Contaminantes de Preocupação Emergente: Desafios Laboratoriais" (SPASS 2016) foi alargada até 31 de outubro. O evento terá lugar, dia 24 de novembro, em Lisboa, no auditório do Instituto Ricardo Jorge.
13-09-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através da Unidade de Resposta a Emergência e Biopreparação do Departamento de Doenças Infeciosas, promove, de 17 a 19 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, o curso "Biossegurança em laboratório de nível 2 e 3". O evento permitirá aos participantes uma base sólida de conceitos teóricos e práticos na aplicação de princípios de biossegurança e aprofundar conceitos básicos em microbiologia.

09-09-2016
Em Portugal, uma alimentação rica em pescado e laticínios supre a dose diária recomendada de iodo para um adulto saudável, revelam os dados preliminares de um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge. Este estudo teve como objetivo principal a caraterização do teor de iodo em alimentos representativos da dieta portuguesa.
08-09-2016

O Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge vai organizar, de 10 de outubro a 15 de novembro, o curso "Métodos moleculares de diagnóstico de doenças infeciosas - PCR e PCR em tempo real". Os interessados em participar nesta ação formativa, que decorrerá em regime de b-learning, devem efetuar a sua inscrição até 30 de setembro.

08-09-2016
O Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge promove, dia 12 de outubro, no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto, mais uma edição do curso "Um dia com o diagnóstico precoce". Os interessados em participar neste encontro devem efetuar a sua inscrição até 30 de setembro.
07-09-2016

É já no próximo dia 30 de setembro que terá lugar, no auditório do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa, o VI Workshop de Biossegurança, este ano subordinado ao tema “Biossegurança em experimentação animal”. Os interessados em participar nesta iniciativa, promovida pelo Departamento de Doenças Infeciosas, devem efetuar a sua inscrição até 23 de setembro.

07-09-2016
O Inquérito Serológico Nacional (ISN), coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, conta agora com o apoio do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo para reforçar o recrutamento de participantes na Ilha de São Miguel nos Açores. O ISN tem como principal objetivo conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.
06-09-2016

O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de setembro de 2016 a escala de Brunet-Lézine, instrumento utilizado na avaliação do grau de desenvolvimento alcançado pelas crianças em idade pré-escolar. Esta peça integra a coleção de material de Psicologia do Prof. Doutor Camilo Cardoso, fundador do Departamento de Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

05-09-2016

O Instituto Ricardo Jorge está a colaborar com a Comissão Europeia na revisão da diretiva que regulamenta a qualidade das águas de consumo, integrando um grupo de peritos técnicos em microbiologia de vários Estados-membros. Esta diretiva tem como objetivo definir os requisitos de qualidade e periodicidade de monitorização da qualidade da água para consumo humano.

02-09-2016

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um aumento das temperaturas para os próximos dias. As autoridades de saúde recomendam, por isso, a adoção de medidas gerais de prevenção e medidas específicas para pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor, em particular crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos e portadores de doenças crónicas.

02-09-2016

Na época de 2015/2016, a atividade gripal foi considerada de baixa intensidade, tendo ocorrido o período epidémico entre as semanas 1/2016 e 9/2016. Segundo o Programa Nacional de Vigilância da Gripe, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, o valor máximo de incidência foi observado na semana 3/2016, com 59,4 casos por 100 000 habitantes.

01-09-2016

Continua a decorrer, até 12 de setembro, o prazo de apresentação de trabalhos para o Workshop "Doenças Transmitidas por Vetores", promovido pelo Instituto Ricardo Jorge e pela Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do programa NOVAsaúde. Destinado a profissionais de saúde, investigadores e alunos desta universidade, o evento terá lugar dia 26 de setembro, em Lisboa, no auditório do Instituto.

01-09-2016

Continuam abertas as inscrições para congresso europeu de vetores E-SOVE 2016, coorganizado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, e pela Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de Lisboa. Subordinado ao tema "When vectors collide with cultures: 'anthropod-vector ecology', who is controlling who?", o evento terá lugar entre os dias 3 e 7 de outubro, em Lisboa, nas instalações da FMV.

01-09-2016
O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 8 de novembro, no seu auditório em Lisboa, o II Simpósio de Tuberculose “Redes de vigilância e vigilância laboratorial”. No evento serão apresentados dados epidemiológicos sobre tuberculose, reunidos através da rede de laboratórios participantes no sistema de vigilância epidemiológica de base laboratorial VigLab-TB. Inscrições até 28 de outubro.
30-08-2016

O Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge vai organizar, de 3 de outubro a 10 de novembro, o curso "Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias" em regime de b-learning. As duas componentes da ação formativa (teórica e prática) desenvolvem-se de forma independente, pelo que os interessados em participar podem optar por apenas uma.

30-08-2016

O Laboratório Nacional de Doenças Evitáveis pela Vacinação do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge foi reacreaditado pela Organização Mundial da Saúde para a região europeia (OMS Europa) como laboratório nacional da OMS para os vírus da Poliomielite. Esta avaliação internacional é efetuada todos anos com o objetivo de atestar as condições de funcionamento do laboratório responsável por este diagnóstico, assim como as metodologias de diagnóstico utilizadas.

26-08-2016

O Instituto Ricardo Jorge, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, promove dia 13 de outubro, no seu auditório em Lisboa, a 5ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal. A inscrição no evento, que será transmitido por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (Porto), é gratuita mas sujeita a registo prévio e limitada ao número de vagas.

26-08-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, coorganizou uma reunião sobre impacto do aquecimento global na qualidade das areias de praias, durante a conferência "Recreational Beaches Conference" da Agência Federal para o Ambiente dos Estados Unidos da América. O encontro teve como objetivo alcançar consensos sobre os impactos da areia nos níveis bacterianos indicadores da qualidade da água balnear.
25-08-2016

A efetividade da vacina antigripal (EV), em Portugal, na época 2015/2016 foi de 56,1% e 65,8%, respetivamente na população geral e no grupo-alvo para a vacinação antigripal. Estas estimativas da EV estão em linha com resultados publicados por outros países europeus, que participam no estudo europeu multicêntrico I-MOVE (Monitoring vaccine effectiveness during influenza seasons and pandemics in Europe).

25-08-2016

O Instituto Ricardo Jorge recebeu, entre 18 e 19 de agosto, a visita de uma delegação do Programa Europeu de Formação em Microbiologia em Saúde Pública (EUPHEM) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Aftab Jasir, responsável do programa EUPHEM, fez um balanço positivo desta visita e elogia a multidisciplinaridade e qualidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto na área da Saúde Pública.

24-08-2016
Uma delegação do Programa Europeu de Formação em Microbiologia em Saúde Pública (EUPHEM) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) visitou, nos dias 18 e 19 de agosto, o Instituto Ricardo Jorge. A visita teve como objetivo avaliar a possibilidade dos laboratórios do Departamento de Doenças Infeciosas passarem a receber bolseiros deste programa.
23-08-2016
Continuam abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o "Contaminantes Alimentares e Avaliação de Risco: Um contributo para a Segurança Alimentar", que terá lugar, dia 20 de setembro, em Lisboa, auditório do Instituto Ricardo Jorge. Organizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, o evento permitirá, por exemplo, clarificar os conceitos relacionados com a análise dos riscos associados à cadeia alimentar.
22-08-2016
O Instituto Ricardo Jorge voltou a colaborar na vigilância epidemiológica do Boom Festival 2016, que decorreu de 11 a 18 de Agosto, em Idanha-a-Nova. O principal objetivo desta colaboração passou por permitir a resposta atempada e adequada por parte dos serviços de Saúde locais a eventuais situações de risco para a saúde dos participantes.
19-08-2016

É já nos próximos dias 15 de 16 de setembro que terá lugar o curso "Controlo microbiológico do ar e superfícies em contexto hospitalar", organizado pela Unidade do Ar e Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge. Os interessados em participar nesta iniciativa ainda poderão fazer a sua inscrição até 2 de setembro.

18-08-2016

Entre junho de 2015 e junho de 2016 foram enviadas ao Instituto Ricardo Jorge 388 amostras com pedido específico de diagnóstico de Zika. A maior parte destes pedidos coincide com a confirmação da ocorrência de infeções congénitas assim como da transmissão por via sexual realizada pela Organização Mundial da Saúde não se tratando provavelmente de casos de suspeita de doença mas de diagnóstico diferencial ou exclusão de infeção nas grávidas.

18-08-2016

O Ministério da Saúde designou uma nova Comissão Coordenadora do Registo Nacional de Estudos Clínicos, que promove a interação entre os diferentes parceiros na área da investigação clínica. Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, é um dos três elementos desta comissão, na qualidade de representante do Instituto.

18-08-2016

A salada é uma opção fácil e rápida de preparar, constituindo um refeição muito fresca, nutritiva e saudável para os dias quentes de primavera e verão, quer seja nas férias ou no local do trabalho. Saiba como preparar a salada ideal e garantir a sua segurança e qualidade nutricional.

17-08-2016

O último estágio no Instituto Ricardo Jorge no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016 decorreu, de 8 a 12 de agosto, em Lisboa, nos laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aprendizagens nos domínios, entre outros, das técnicas de análise química em alimentos e contaminantes inorgânicos.

17-08-2016
O Hospital da Horta (Ilha do Faial), a Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge e a Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria estão a apoiar o Instituto Ricardo Jorge no recrutamento de participantes para o Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016 na Região Autónoma dos Açores. O ISN tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.
16-08-2016
O Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Ricardo Jorge, no âmbito da colaboração com a OMS como Centro Colaborativo para a Nutrição e Obesidade Infantil, integrou a missão da OMS/Europa ao Turquemenistão, de 20 a 22 de julho. Objetivo passou por avaliar a capacidade laboratorial e eventual colaboração na capacitação de recursos humanos na implementação de metodologias analíticas na área composição nutricional de alimentos.
12-08-2016

O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge do Porto recebeu dois alunos do 10º ano para proporcionar duas semanas de estágio no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias.

11-08-2016
A equipa de vigilância epidemiológica constituída por dez profissionais de saúde, dois dos quais do Instituto Ricardo Jorge, dá-nos conta dos resultados obtidos através da monitorização em tempo real dos cuidados de saúde prestados durante o Festival Andanças.
10-08-2016
O Instituto Ricardo Jorge através da sua Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Grupo de Investigação Cardiovascular, do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, proporcionou uma semana de estágio a dois alunos da área das Ciências da Saúde.
09-08-2016
O Instituto Ricardo Jorge e a Administração Regional de Saúde do Algarve promoveram, dia 29 de julho, em Faro, a Conferência Regional Inquérito Nacional de Saúde com exame Físico no Algarve, uma sessão de apresentação dos resultados obtidos na região do Algarve, no âmbito Inquérito Nacional de Saúde com exame Físico (INSEF).
08-08-2016
O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Epidemiologia, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (1 vaga) a candidatos (M/F) com grau de Mestre, no âmbito do Projeto de Investigação com a referência IMOVE+, designado por “Integrated Monitoring of Vaccines Effects in Europe: a platform to measure and compare effectiveness and impact of influenza and pneumococcal vaccines and vaccination strategies in the elderly”.
05-08-2016
“Biossegurança em experimentação animal” é o tema do VI Workshop de Biossegurança, organizado pelo Departamento de Doenças Infeciosas, do Instituto Ricardo Jorge, a realizar dia 30 de setembro, no auditório do Instituto. Os interessados em participar nesta iniciativa devem efetuar a sua inscrição até dia 23 de setembro.
04-08-2016
Numa altura em que parte significativa da população se encontra ou se prepara para estar de férias, o Instituto Ricardo Jorge recorda-lhe alguns conselhos úteis que deve ter em conta neste período de descanso. Recomendações simples mas que podem fazer a diferença para umas férias com saúde.
03-08-2016
O Instituto Ricardo Jorge participa no Festival Andanças 2016 para acompanhar e monitorizar os cuidados de saúde prestados através da implementação de uma plataforma de registo e análise dessa informação em formato digital.
02-08-2016
O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de agosto de 2016 um frasco de repelente de insetos. Este objeto pertence à coleção da Malária, maioritariamente exposta no Pólo de Águas de Moura, que destaca o papel do Instituto de Malariologia, cuja ação foi crucial no processo de erradicação desta doença em Portugal.
01-08-2016

“Vem experimentar a Genética!” foi o título do estágio que o Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge no Porto proporcionou, entre 24 e 29 de julho, a dois alunos do 10º ano. Esta ação decorreu no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, que este ano assinala o 20ª aniversário.

29-07-2016

Já se encontra disponível mais uma edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica editada pelo Instituto Ricardo Jorge. Doenças Infeciosas, Alimentação e Nutrição, Saúde Ambiental e Doenças Neurológicas são os temas em destaque neste número.

29-07-2016

Especialistas do Instituto Ricardo Jorge estiveram, entre 17 e 23 de julho, em Cabo Verde para participar em três ações de formação sobre biossegurança, transporte de amostras biológicas e diagnóstico laboratorial em doenças infeciosas. A iniciativa resulta da colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde e contou com apoio da Organização Mundial de Saúde.

29-07-2016

Desenvolvido pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, o ÍCARO é um instrumento de observação no âmbito do qual se estuda o efeito de fatores climáticos na saúde humana. Este sistema é fundamental, por exemplo, para a decisão de se transmitir uma recomendação de alerta de onda de calor à população.

28-07-2016
O Instituto Ricardo Jorge e a Administração Regional de Saúde do Algarve promoveram, dia 27 de julho, em Faro, uma sessão de sensibilização sobre a importância da vigilância e prevenção de  doenças transmitidas por vetores. A iniciativa contou com a presença de operadores turísticos, autarcas e outras entidades interessadas nesta problemática.
28-07-2016

O Instituto Ricardo Jorge e a Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do programa NOVAsaúde, promovem, dia 26 de setembro, um workshop subordinado ao tema doenças transmitidas por vetores. O evento, que terá lugar no auditório do Instituto em Lisboa, entre as 14:00 e as 18:00, destina-se a profissionais de saúde, investigadores e alunos da universidade.

25-07-2016

Isabel Castanheira, investigadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge, foi convidada para participar numa ação de formação em Sidney (Austrália) sobre bases de dados de composição de alimentos. Objetivo passou por transmitir a experiência europeia em matéria de controlo e avaliação da qualidade dos dados analíticos a integrar nestas bases de dados.

25-07-2016
O Instituto Ricardo Jorge e a ARS do Algarve promovem, dia 29 de julho, no auditório da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Delegação Regional do Algarve, em Faro, a Conferência Regional INSEF no Algarve. Na sessão, serão apresentados os resultados obtidos na região no âmbito deste Inquérito, nomeadamente indicadores sobre estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população.
22-07-2016

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um aumento significativo das temperaturas nos próximos dias. Assim, a Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção destinadas à população em geral e medidas específicas para pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor, nomeadamente crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos e portadores de doenças crónicas.

22-07-2016
Dois grupos de estudantes romenos estiveram, durante duas semanas, a receber formação em laboratórios dos Departamentos de Alimentação e Nutrição e de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge. A iniciativa decorreu no âmbito do programa europeu “Erasmus+”, que visa apoiar atividades de educação, formação, juventude e desporto.
21-07-2016

O Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Ricardo Jorge foi designado Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Nutrição e Obesidade Infantil, há precisamente um ano. Esta colaboração estende-se a várias áreas de trabalho, sobretudo ao nível da vigilância e da prevenção.

21-07-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, vai organizar, dias 15 e 16 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, a segunda edição do curso "Controlo microbiológico do ar e superfícies em contexto hospitalar". Os interessados em participar nesta ação formativa devem efetuar a sua inscrição até 2 de setembro.

20-07-2016

O Instituto Ricardo Jorge e a ARS Algarve promovem, dia 27 de julho, no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, em Faro, uma sessão de divulgação e sensibilização sobre vigilância e prevenção de doenças transmitidas por vetores. A ação é destinada a operadores turísticos da região, autarquias e outros interessados na problemática.

19-07-2016

Durante as férias, quer seja na praia, no campo ou mesmo na cidade, a tradicional sandes é uma opção de refeição ligeira rápida, saudável e adequada a toda família. Mas como preparar uma sandes equilibrada em termos nutricionais? A resposta a esta questão pode ser encontrada no artigo elaborado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge para o site Alimentação Saudável do Jumbo.

19-07-2016

O primeiro estágio no Instituto Ricardo Jorge no Porto no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016 decorreu, de 4 a 8 de julho, na Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana. Proporcionar uma experiência em investigação e diagnóstico de doenças genéticas foi o principal objetivo da atividade.

18-07-2016

Uma delegação de técnicos de laboratório da Bósnia e Herzegovina esteve, entre 5 e 7 de julho, no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, para uma visita de trabalho e formação na área da composição nutricional de alimentos. A visita decorreu no âmbito das atividades do Departamento de Alimentação e Nutrição como Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e a Obesidade Infantil.

18-07-2016

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um aumento significativos das temperaturas para os próximos dias. Neste sentido, as autoridades de saúde recomendam a adoção de medidas gerais de prevenção e medidas específicas para pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor, nomeadamente crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos e portadores de doenças crónicas.

15-07-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas, participou numa ação de formação no Algarve sobre doenças transmitidas por vetores. A iniciativa, que decorreu nos dias 11 e 12 de julho, em Faro, teve como objetivo consolidar conhecimentos e partilhar experiências no âmbito da rede nacional de vigilância de vetores – REVIVE.

15-07-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através da Unidade do Ar e Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental, promoveu, dia 14 de julho, no seu auditório em Lisboa, a ação de sensibilização "Amianto: localização, aplicação e risco". A iniciativa decorreu no âmbito do grupo de trabalho interministerial constituído pelo Governo, e coordenado pelo Ministério do Ambiente, para acompanhar o assunto do amianto nos edifícios públicos.
14-07-2016

O Instituto Ricardo Jorge associou-se mais uma vez ao programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, que este ano assinala o 20º aniversário. O primeiro estágio no âmbito desta iniciativa decorreu em Lisboa, de 4 a 15 de julho, no Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Não Transmissíveis.

14-07-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, tem atualmente em vigor diversos protocolos de vigilância microbiológica em unidades de alimentação coletiva em Portugal continental. Estes protocolos são fundamentais para garantir as condições higiénicas e estruturais destas unidades e prevenir, reduzir ou eliminar a contaminação dos alimentos.

14-07-2016
Em Portugal o rastreio da homocistinúria clássica iniciou-se em 2004, tendo até à data sido identificados dois doentes. Esta baixa prevalência ao nascimento e a identificação de um elevado número de indivíduos com uma condição aparentemente benigna desta patologia, colocam em questão a manutenção deste rastreio no painel nacional de doenças rastreadas, refere um estudo do Instituto Ricardo Jorge.
13-07-2016

O Projeto de Intervenção para a Prevenção e Rastreio da Diabetes em Populações Vulneráveis da Grande Lisboa foi uma das três boas práticas apresentadas por Portugal, no âmbito da iniciativa JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle). Para conhecer melhor este trabalho, conversámos com a coordenadora do projeto Joana Oliveira.

12-07-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove dia 20 de setembro, no seu auditório em Lisboa, o seminário "Contaminantes Alimentares e Avaliação de Risco: Um contributo para a Segurança Alimentar". Os interessados em participar nesta iniciativa devem efetuar a sua inscrição até 12 de setembro.

11-07-2016

João Lavinha, investigador do Departamento de Genética Humana e antigo diretor do Instituto Ricardo Jorge, foi designado membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica. Este organismo visa garantir a proteção dos direitos, da segurança e do bem-estar dos participantes nos estudos clínicos, através da emissão de um parecer ético sobre os protocolos de investigação que lhe são submetidos.

08-07-2016

Em Portugal, a efetividade da vacina trivalente antigripal, na época 2015-2016, foi de 54% na população em geral e de 63,9% no grupo alvo da vacinação contra a gripe. Estes foram alguns dos resultados apresentados, dia 7 de julho, na segunda reunião do Grupo de Acompanhamento do Projeto IMOVE+ (Integrated Monitoring of Vaccines Effects in Europe), que decorreu no Instituto Ricardo Jorge em Lisboa.

07-07-2016
Estudo dos Departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge concluiu que uma variante do gene IFITM3 está associada a um maior risco de hospitalização relacionada com infeções respiratórias. Este resultado constitui um exemplo em como o perfil genético dos pacientes pode revelar-se uma "estratégia promissora com vista a identificar potenciais alvos terapêuticos".
06-07-2016

A Direção-Geral da Saúde emitiu, dia 6 de julho, um comunicado com o título "Saúde Sazonal: Verão & Saúde", no seguimento de notícias divulgadas sobre um alegado excesso de mortalidade no mês de junho. Esta nota esclarece alguns aspetos sobre este tema, nomeadamente que, devido às variações das temperaturas, as comparações devem ser feitas com médias de vários anos.

06-07-2016

O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge promoveu recentemente, num município do distrito de Lisboa, uma ação de formação em “Higiene e Segurança Alimentar” destinada a manipuladores de alimentos. A iniciativa contou com a participação de cozinheiros, elementos da Divisão de Educação do município e da empresa responsável pelo fornecimento das refeições escolares.

05-07-2016

O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de julho de 2016 um medidor de fadiga. Este aparelho, denominado de ergógrafo, mede a força e a resistência muscular da mão, registando graficamente a fadiga. Faz parte da coleção de material de Psicologia do Prof. Doutor Camilo Cardoso, fundador do Departamento de Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

04-07-2016

O Instituto Ricardo Jorge está mais uma vez a colaborar com a Direção-Geral da Saúde na elaboração da informação disponibilizada na Plataforma Saúde Sazonal, mas agora em relação ao módulo "Verão e Saúde". Esta área do portal do Serviço Nacional de Saúde apresenta informação da evolução semanal e diária de indicadores de monitorização do efeito do calor na saúde da população.

04-07-2016
O Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016, promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, passou a contar com o apoio do Hospital José Joaquim Fernandes (Beja) e do Hospital Espírito Santo (Évora) para reforçar o recrutamento de participantes na zona do Alentejo. O ISN tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.
30-06-2016

Um grupo de quatro alunos do Colégio Valsassina, em Lisboa, realizou, entre os 14 e 17 de junho, uma formação em contexto laboratorial nos Departamentos de Saúde Ambiental, de Genética Humana e de Alimentação e Nutrição. Esta ação decorreu no âmbito do protocolo de colaboração entre as duas instituições, que visa a  divulgação e partilha de conhecimento científico produzido no Instituto Ricardo Jorge.

29-06-2016
Estudo de revisão dos casos com dislipidemia rara em investigação no Instituto Ricardo Jorge, apresentando os dados clínicos e moleculares mais relevantes. Em 8 dos 14 doentes estudados ou em estudo, foi encontrada a causa genética da doença, o que permitiu uma melhor e mais personalizada abordagem terapêutica com melhoria do prognóstico.
29-06-2016
O Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, acolhe, dia 7 de julho, a segunda reunião do Grupo de Acompanhamento do Projeto IMOVE+ (Integrated Monitoring of Vaccines Effects in Europe). O encontro tem como principais objetivos apresentar os resultados da implementação do projeto na época 2015-16 nos cuidados de saúde primários e em contexto hospitalar.
29-06-2016

No verão, é importante reforçar a hidratação ao longo do dia, incluindo mais bebidas, já que a água naturalmente contida nos alimentos não é suficiente para suprir as necessidades diárias. Este é um dos conselhos que pode encontrar no artigo, da autoria do Departamento de Alimentação e Nutrição, publicado na última edição da revista "PARA SI + Saúde e Bem estar”, no âmbito da parceria editorial entre o Instituto Ricardo Jorge e o Grupo Auchan.

28-06-2016
É já na próxima semana, dia 6 de julho, que terá lugar, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa, entre as 15:00 e as 17:00, a primeira edição do evento “Ciência e cultura mas que mistura - Peixe não puxa carroça?”. A iniciativa visa contribuir para o conhecimento do valor nutricional dos alimentos, através da utilização da Tabela da Composição dos Alimentos.
27-06-2016

A publicação com os resultados definitivos do Inquérito Nacional de Saúde (INS) 2014, realizado em conjunto pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está disponível para consulta. O documento encontra-se organizado em três áreas temáticas: estado de saúde, cuidados de saúde e determinantes de saúde.

27-06-2016

Especialistas do Instituto Ricardo Jorge participaram, de 22 a 24 de junho, em Lisboa, numa reunião técnica organizada pela Organização Mundial da Saúde para preparar medidas de prevenção e respostas a um eventual surto de Zika na Europa. Portugal foi o país escolhido para receber este encontro devido à sua experiência em medidas de controlo de vetores e combate a estas doenças.

24-06-2016
A newsletter eletrónica do Instituto Ricardo Jorge, divulgada habitualmente todas as semanas, sofreu algumas alterações ao nível da sua imagem. As mudanças introduzidas visam permitir uma leitura mais fácil da informação disponibilizada e também uma aproximação do seu layout ao modelo gráfico do novo Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
24-06-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa vão organizar, entre os dias 3 e 7 de outubro, o 20º congresso da European Society for Vector Ecology (ESOVE). A submissão de resumos para apresentação de comunicações deverá ser efetuada até 15 de julho.
23-06-2016
Estudo do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge demonstra que a tecnologia de sequenciação total do genoma associada ao uso de um painel de genes é uma ferramenta eficaz na deteção de variantes somáticas em doentes com Tumor de Wilms. Painel de genes será agora alargado para permitir estudar indivíduos com esta patologia rara aos quais falta uma caracterização molecular.
23-06-2016

O Instituto Ricardo Jorge promoveu, dia 20 de junho, em Lisboa, um workshop sobre o projeto ERINHA (European Research Infrastructure on Highly Pathogenic Agents), que visa reforçar as capacidades da Europa para a investigação de microrganismos de elevado risco patogénico. Marcaram presença neste encontro representantes de nove instituições nacionais da área da saúde pública, diagnóstico, investigação e também da área militar.

23-06-2016
No âmbito do Plano Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Transmitidas por Vetores, a Direção-Geral de Saúde, em articulação com o Instituto Ricardo Jorge, elaborou um documento orientado exclusivamente para o vírus Zika. Objetivo passa por impedir ou minimizar a ocorrência de casos autóctones ou secundários e detetar precocemente casos importados, principalmente em áreas onde o mosquito Aedes aegypti está presente.
22-06-2016

O Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, acolhe, entre os dias 24 e 27 de outubro, um curso sobre sequenciação de nova geração no diagnóstico de doenças genéticas. Os interessados em participar no "3Gb-test course on NGS: Next-generation sequencing in a diagnostic setting" devem efetuar as suas inscrições até 24 de setembro.

21-06-2016
O programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias assinala em 2016 o 20º aniversário. À semelhança de anos anteriores, o Instituto Ricardo Jorge associa-se mais uma vez a esta iniciativa, disponibilizando seis estágios nas áreas da Genética Humana, da Alimentação e Nutrição e das Doenças Não Transmissíveis e que terão lugar nas suas instalações em Lisboa e Porto.
21-06-2016

A vacina BCG contra a tuberculose vai deixar de ser administrada a todas as crianças e passar a ser dada apenas a crianças que pertencem a grupos de riscos. Esta é uma das novidades do novo Programa Nacional de Vacinação, que entra em vigor no próximo ano e será apresentado, dia 20 de junho, no Auditório da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

17-06-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, dia 6 de julho, nas suas instalações em Lisboa, a primeira edição de "Ciência e cultura mas que mistura”. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o conhecimento do valor nutricional dos alimentos, através da utilização da Tabela da Composição dos Alimentos.
17-06-2016

A SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde promove, entre os dias 27 de junho e 1 de julho, no Centro de Reuniões da FIL, em Lisboa, o “eHealth Summer Week" com o objetivo de debater e partilhar conhecimentos na área de eHealth. Os novos desafios da Telemedicina, as recentes inovações na área do Mobile (APPs da saúde) ou segurança dos dados de saúde são alguns dos temas que serão abordados no evento.

16-06-2016
Livro de Resumos das comunicações apresentadas na "International Conference on Safety and Innovation in Food Packaging (InSIPack) 2016", que decorreu dia 16 de junho no auditório do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. Organizada pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, a iniciativa contou com a presença de prestigiados investigadores internacionais na área da segurança e inovação em embalagens alimentares.
16-06-2016

O 3º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - SPASS 2016", que terá lugar dia 24 de novembro, no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, tem como tema central "Contaminantes de Preocupação Emergente: Desafios Laboratoriais". A submissão de resumos para apresentação de comunicações no evento pode ser efetuada até 11 de setembro.

16-06-2016

O Instituto Ricardo Jorge está a desenvolver um novo sistema de informação para a gestão de processos e procedimentos laboratoriais, no âmbito do programa Simplex+. Objetivos passam por aumentar a eficácia e otimização operacional do Instituto ao nível dos seus processos de gestão laboratorial, fiabilidade e segurança da informação.

15-06-2016
Entre 2000 e 2013, foram enviadas ao Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC) 171 notificações de nascimentos com síndromes genéticas raras, os quais incluíam anomalias congénitas que afetavam múltiplos órgãos e sistemas. Este grupo de patologias representa 1,1% de todas as anomalias congénitas registadas no RENAC durante o período em estudo.
14-06-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, organiza, entre 30 de junho e 1 de julho, a segunda edição do curso "Exposição profissional a agentes químicos: monitorização ambiental e monitorização biológica". Os interessados em participar nesta ação formativa devem efetuar a sua inscrição até 23 de junho.

14-06-2016

José Maria Albuquerque, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, foi eleito para o Conselho Executivo da European Network of Health Promotion and Public Health Agencies (EuroHealthNet), durante a reunião anual desta rede europeia de agências e instituições nacionais de promoção da saúde, que decorreu em Bruxelas entre os dias 7 e 9 de junho. O mandato terá a duração de dois anos.

09-06-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através da sua Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação do Departamento de Doenças Infeciosas, promove, dia 30 de junho, nas suas instalações em Lisboa, o II Seminário de NRBQ: "Da Colheita ao Processamento da Amostra". A inscrição é gratuita, mas condicionada ao número de vagas disponíveis.
09-06-2016
O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – 1 vaga – com o grau de Doutor – a candidatos (M/F), com a ref.ª NORTE2020/ DESVENDAR/DGH/jn2016 no âmbito do Projeto de Investigação “DESVENDAR – DEScobrir, VENcer as Doenças rARas”, financiado pela NORTE2020.
08-06-2016

Continuam abertas as inscrições para a conferência "InSIPack -  International Conference on Safety and Innovation in Food Packaging 2016", que decorre, dia 16 de junho, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa. A segurança das embalagens alimentares e o desenvolvimento de novos materiais destinados a entrar em contato com alimentos serão alguns dos temas a abordar no evento.

07-06-2016

O Instituto Ricardo Jorge recebeu, dia 3 de junho, a visita do grupo de trabalho criado pelo Governo para apresentar medidas de promoção de investigação clínica e de translação e da inovação biomédica em Portugal. O encontro teve como principal objetivo ouvir os responsáveis do Instituto sobre temas específicos no âmbito das suas atribuições e áreas de intervenção.

07-06-2016
O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças não Transmissíveis, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – 1 vaga –a candidatos (M/F), no âmbito do projeto de investigação com a referência 2016/FH/01, financiado por Genediag, com a duração de 6 meses.
06-06-2016

O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de junho de 2016 um hemoglobinómetro, instrumento usado na medição da hemoglobina no sangue e no diagnóstico da anemia. Este aparelho tem por base a colorimetria, que consiste num conjunto de técnicas através das quais se determina a concentração de uma substância em solução por comparação da cor com um padrão de referência.

06-06-2016

Um grupo de cerca de 60 crianças, de duas escolas do concelho de Loures, visitou, dia 18 de maio, a exposição dedicada à erradicação da Malária em Portugal patente ao público no Pólo do Museu da Saúde em Águas de Moura. A iniciativa decorreu no âmbito do protocolo existente entre o Museu Municipal de Palmela e o Instituto Ricardo Jorge.

02-06-2016
Instituto Ricardo Jorge apresenta resultados de vários estudos de caracterização molecular efetuados ao longo da última década (2006-2016) em doentes portugueses com Doenças Lisososomais de Sobrecarga (DLS). Estes trabalhos permitiram conhecer as variações genéticas associadas a estas DLS, analisar a sua distribuição na população portuguesa e compreender o seu papel na forma de apresentação clínica destas patologias.
02-06-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, participa, dia 7 de junho, no Seminário Amianto e Qualidade do Ar, organizado pela Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O evento terá lugar no auditório do Edifício das Geociências da UTAD, em Vila Real, a partir das 09:30.

02-06-2016
O Instituto Ricardo Jorge organizou, dia 30 maio, nas suas instalações em Lisboa, um workshop com as equipas regionais do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF). O evento teve como objetivo promover a troca de experiências regionais, bem como o desenvolvimento de recomendações e estratégias que poderão facilitar o trabalho de campo e a recolha de dados em futuros inquéritos.
01-06-2016
O Instituto Ricardo Jorge divulgou, dia 31 de maio, os resultados gerais do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), numa conferência que teve lugar no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Foram apresentados indicadores sobre estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população residente em Portugal em 2015.
31-05-2016

Em 2015, o estado de saúde da população portuguesa, retratado no Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), caraterizava-se por diferenças regionais e sociodemográficas na prevalência de algumas doenças crónicas, como a hipertensão, a obesidade e a diabetes. Estas diferenças foram igualmente observadas na distribuição de determinantes de saúde e na adoção de cuidados preventivos.

31-05-2016
O Instituto Ricardo Jorge divulga o relatório metodológico relativo ao 1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, cujos primeiros resultados gerais foram apresentados publicamente, dia 31 de maio, na "1ª Conferência INSEF: um olhar atento à saúde dos portugueses". Esta publicação descreve os materiais, os métodos e os procedimentos que ilustram e justificam o rigor e qualidade dos dados e materiais recolhidos no âmbito do INSEF.
31-05-2016
O Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge realizou um estudo retrospetivo de 34 anos (1980-2014) em amostras com suspeita de Anemia de Fanconi (AF). Resultados mostram que a maioria dos indivíduos com suspeita de AF são negativos e que a frequência desta patologia em Portugal será aproximadamente de quatro indivíduos por milhão de habitantes.
27-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge vai divulgar, dia 31 de maio, os resultados gerais do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), numa conferência que terá lugar no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e contará com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Serão apresentados indicadores sobre estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população residente em Portugal em 2015.

27-05-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, promove, dia 3 de junho, nas suas instalações em Lisboa, uma reunião técnica sobre monitorização de qualidade de areias - MICROAREIAS 2016. A apresentação do programa de avaliação interlaboratorial já implementado em Portugal é um dos objetivos do encontro.
26-05-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia (DEP), tem vindo a realizar a vigilância epidemiológica de vários eventos de massas. Em entrevista ao site da Associação Portuguesa de Festivais de Música, Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública do DEP, fala, entre outros temas, sobre a sua última participação neste tipo de eventos: o Rock in Rio Lisboa.
26-05-2016
Cada um dos grupos de alimentos presentes na Roda dos Alimentos tem funções e características nutricionais e funcionais específicas, pelo que devem ser todos consumidos diariamente, não se substituindo entre si. No artigo publicado na última edição da revista "PARA SI + Saúde e Bem estar”, o Departamento de Alimentação do Instituto Ricardo Jorge aborda a importância de uma alimentação diária completa, equilibrada e variada.
25-05-2016
Continuam abertas as inscrições para as jornadas "Infeções Sexualmente  Transmissíveis - a perspetiva dos clínicos e o contributo do laboratório", que terão lugar, dia 1 de junho, em Lisboa, no auditório do Instituto Ricardo Jorge. O evento pretende contribuir para um melhor diagnóstico das Infeções Sexualmente  Transmissíveis em Portugal, com vista a sua prevenção e tratamento adequados.
24-05-2016

O Departamento de Saúde Ambiental (DSA) do Instituto Ricardo Jorge está a dar formação a um grupo de 16 alunos romenos, no âmbito do programa europeu ERASMUS+. Esta ação formativa, que decorre até 25 de maio, é assegurada pelas unidades de Água e Solo (Laboratório Química e Toxicologia, Microbiologia e Ecotoxicologia) e de Ar e Saúde Ocupacional do DSA.

23-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge participou no VI Congresso da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, que decorreu nos dias 20 e 21 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa, onde apresentou o Projeto "ProMeQuaLab”. Este projeto visa a melhoria da qualidade nos laboratórios de medicina laboratorial em países de língua oficial portuguesa.

23-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), com o apoio da Associação Portuguesa de Proteómica (Rede-ProCura) e da Associação Europeia de Proteómica (EuPA), promovem, entre 31 de maio e 3 de junho, o curso internacional "Bioinformatics tools in Clinical Proteomics Data Analysis". Os interessados em participar nesta ação formativa devem efetuar a sua inscrição até 26 de maio.

20-05-2016
A revista "Viver Saudável", publicação especializada na área da Nutrição, publicou na sua edição de abril uma entrevista com Maria Antónia Calhau, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Ricardo Jorge. O seu percurso profissional, o trabalho desenvolvido no DAN e os desafios futuros são alguns dos temas abordados.
19-05-2016
A esperança média de vida aumentou cinco anos entre 2000 e 2015, o crescimento mais rápido desde os anos 1960, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado dia 19 de maio. Portugal , com uma esperança média de vida de 81,1 anos, está no grupo de 29 países do mundo com uma esperança média de vida de 80 anos ou mais.
19-05-2016

É já no próximo dia 31 de maio que serão divulgados os primeiros resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, numa conferência que terá lugar no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. As inscrições na 1ª Conferência INSEF encontram-se praticamente esgotadas.

18-05-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, participou, dia 4 de maio, na ilha de São Miguel, nos Açores, numa sessão de esclarecimento sobre o "Papel da Autoridade da Saúde na Qualidade da Água para Consumo Humano – Novas Exigências". A iniciativa foi promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores.
18-05-2016
O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – 1 vaga – com o grau de Mestre – a candidatos (M/F), com a ref.ª MERCK/MS/DGH/jn2016, no âmbito do Projeto de Investigação “Metabolic Diseases Masquerading as Primary Progressive Multiple Sclerosis”, financiado pela MERCK.
17-05-2016

Cerca de 50 alunos da Escola Secundária de Felgueiras visitaram, dia 13 de maio, o Instituto Ricardo Jorge no Porto. O Laboratório Nacional de Referência para Micobactérias, da Unidade de Doenças Infeciosas, e o Laboratório de Microbiologia de Alimentos, da Unidade de Alimentação e Nutrição, foram dois dos laboratórios visitados.

16-05-2016

O Inquérito Serológico Nacional (ISN), promovido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, conta agora como o apoio do Hospital Dona Estefânia para reforçar o recrutamento de participantes na zona Lisboa. O ISN tem como principal objetivo conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.

16-05-2016

O maior ou menor efeito protetor da vacina da gripe parece estar associado com o tempo decorrido desde a sua toma, já que a efetividade da vacina não é igual durante todo o período após a vacinação, revela estudo que contou com a participação do Instituto Ricardo Jorge. Este resultado pode contribuir para um melhor planeamento e sucesso dos programas de vacinação antigripal.

13-05-2016

Já se encontra disponível mais uma edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica editada pelo Instituto Ricardo Jorge. Este número especial é dedicado em exclusivo às Doenças Raras, apresentando trabalhos representativos da investigação realizada, ao longo de vários anos, e que estão relacionados, na maioria dos casos, com uma ou mais doenças raras estudadas atualmente no Instituto.

13-05-2016
Reúne um conjunto de artigos originais na área da segurança alimentar e saúde humana e resumos de comunicações apresentadas durante a ICFC2015, organizada pelo Instituto Ricardo Jorge. Inclui trabalhos sobre os métodos analíticos, modelos de avaliação de risco, estudos de biodisponibilidade e estudos toxicológicos efetuados sobre a ocorrência de misturas de contaminantes presentes nos alimentos.
12-05-2016
"Informação alimentar: desafios e conquistas" será o tema central da 9ª Reunião Anual PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar), que se realiza, dia 28 de outubro, no auditório do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à capacidade da sala. Submissão de resumos para apresentação em posters até 30 de setembro.
12-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, organiza, dia 1 de junho, nas suas instalações em Lisboa, umas jornadas sobre infeções sexualmente transmissíveis. Os interessados em participar nesta iniciativa devem efetuar a sua inscrição até 27 de maio.

11-05-2016
O Museu da Saúde destaca como peça do 2º trimestre de 2016 um objeto pertencente ao espólio da Cruz Vermelha Portuguesa. Trata-se de um formolizador, aparelho de desinfeção inventado pelo médico Guilherme Ennes e que se destinava à desinfeção de habitações e espaços públicos utilizados por pessoas com doenças infetocontagiosas.
11-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através da sua Unidade de Ar e Saúde ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental, marcou presença  na Feira da Educação, Formação e Emprego Qualifica 2016, que decorreu de 14 a 17 de abril, na Exponor. Mais de 28 mil pessoas visitaram este evento no Porto, que já vai na sua nona edição.

10-05-2016
Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em Vila Nova de Famalicão, visitou, dia 4 de maio, alguns dos laboratórios do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. Proporcionar aos estudantes o contacto com materiais utilizados e a visualização in loco de fenómenos estudados nas aulas foram alguns dos objetivos da visita.
10-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, recebeu, dia 6 de maio, a visita de Camilla Stoltenberg, diretora do Instituto de Saúde Pública da Noruega. Uma oportunidade para a responsável norueguesa conhecer melhor duas das principais atividades de cooperação atualmente curso: o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) e o Inquérito Serológico Nacional (ISN).

06-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge acolheu, dia 15 de abril, nas suas instalações em Lisboa, uma sessão think tank "30 anos depois da carta de Ottawa”. As principais conclusões desta iniciativa, que teve como documento base de discussão a versão portuguesa do inquérito europeu promovido pela secção de Promoção da Saúde da European Public Health Association, serão apresentadas, em novembro, na 9ª Conferência Europeia de Saúde Pública.

05-05-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através da sua Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação do Departamento de Doenças Infeciosas, vai contribuir para a revisão do manual de biossegurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). Objetivo é aproveitar a experiência e as alternativas desenvolvidas pelo Instituto para ultrapassar alguns problemas de biossegurança em países com menos recursos.
05-05-2016

O que é a história de saúde familiar? Como pode a história de saúde familiar ter efeito na minha saúde? Como é que as minhas escolhas afetam a minha saúde? As respostas a estas e outras questões podem ser encontradas na brochura sobre a história de saúde familiar, elaborada pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge.

04-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge ativou o Sistema de Monitorização e Vigilância ÍCARO, um instrumento de observação no âmbito do qual se estuda o efeito de fatores climáticos na saúde humana. Este sistema é ativado todos os anos, entre maio e setembro, emitindo diariamente um índice de alerta que é disponibilizado às autoridades de saúde.

04-05-2016

O artista plástico Querubim Lapa de Almeida, um dos mais relevantes ceramistas portugueses, morreu, dia 2 de maio, aos 90 anos. Uma das suas obras, um painel cerâmico policromado datado de 1972, pode ser vista no átrio principal do edifício-sede do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.

03-05-2016
A prevenção de toxinfeções alimentares é o tema do artigo elaborado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição e publicado na última edição da revista "PARA SI + Saúde e Bem estar”. O que fazer no caso de se sentir mal depois de comer ou como como garantir a segurança dos alimentos são as duas ideias-chave deste artigo, que resulta de uma parceria editorial entre o Instituto Ricardo Jorge e o Grupo Auchan.
03-05-2016
O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de maio de 2016 uma pintura a óleo representando a Nossa Senhora da Conceição. A obra representa a Imaculada Conceição, coroada, envergando um manto azul, com o Menino ao colo, também coroado.
02-05-2016

O Instituto Ricardo Jorge está a avaliar o impacto da introdução da vacina na infeção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), através do desenvolvimento de um projeto que visa determinar a incidência e identificar os genótipos HPV na população jovem vacinada. Os resultados serão analisados por comparação com o período anterior à introdução da vacina no Plano Nacional de Vacinação.

29-04-2016
A Rede de Vigilância de Vetores REVIVE, coordenada pelo Instituto Ricardo Jorge, contribui para um conhecimento sistemático da fauna de culicídeos e de ixodídeos de Portugal, e do seu potencial papel de vetor, constituindo uma componente dos programas de vigilância epidemiológica indispensável à avaliação do risco de transmissão de doenças potencialmente graves. Conheça o relatório REVIVE relativo ao ano de 2015 e a sua evolução nos últimos 5 anos (2011-2015).
29-04-2016

Em 2015, não foram identificadas em Portugal continental espécies de mosquitos exóticas/invasoras, de acordo com o relatório da Rede de Vigilância de Vetores REVIVE 2011-2015, divulgado dia 29 de abril. Nas amostras em que foi pesquisada a presença de flavivírus patogénicos para o Homem os resultados foram negativos.

29-04-2016

Os primeiros resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, promovido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, vão ser apresentados publicamente, dia 31 de maio, no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A inscrição no evento é gratuita mas sujeita a registo prévio.

28-04-2016
Porque é que a genética é importante para si e para a sua família? Que doenças poderão aparecer na sua família? Para ajudar a responder a estas e outras questões, o Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge elaborou uma brochura sobre o contributo dos fatores genéticos para a saúde e para a doença.
26-04-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, vai organizar, dia 18 de maio, em Lisboa, a segunda edição do Curso “Controlo da qualidade da amostragem de água”. Os interessados em participar nesta ação devem efetuar a sua inscrição até 11 de maio.
26-04-2016

Continua a decorrer em todo país o recrutamento de participantes no Inquérito Serológico Nacional 2015-2016, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge. Este estudo vai permitir conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação, bem como para outras doenças infeciosas com impacto e relevância em Saúde Pública.

22-04-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, tem vindo a colaborar com a rede europeia para redução do marketing dirigido a crianças. Constituída por 28 países, esta rede tem como objetivo encontrar soluções para a redução da pressão do marketing dirigido a crianças, nomeadamente no que se refere à publicidade de alimentos e bebidas.
22-04-2016
O Instituto Ricardo Jorge vai organizar, dias 27 e 28 de abril, uma reunião internacional sobre biossegurança, no âmbito da Global Health Security Agenda (GHSA). Aumentar a divulgação dos objetivos da GHSA e as oportunidades de capacitação dos países em termos de política biossegurança são alguns dos objetivos do encontro.
22-04-2016
Cerca de vinte alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, visitaram, dia 15 de abril, o Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge no Porto. Além de assistir a uma apresentação sobre rastreabilidade dos ensaios e garantia da qualidade, o grupo teve a oportunidade de observar uma simulação de colheita de esfregaços de superfícies de ambientes de produção alimentar.
20-04-2016

O Instituto Ricardo Jorge promoveu, dia 18 de abril, nas suas instalações em Lisboa, um encontro sobre o Sistema Nacional de Registo de Doenças Raras, no âmbito da implementação da Estratégia Integrada para as Doenças Raras. A iniciativa contou com a presença de responsáveis dos centros de referência, associações de doentes e organismos do Ministério da Saúde, entre outros.

20-04-2016

Continuam abertas as inscrições para 2º Seminário sobre Saúde e Segurança do Trabalho: "Promover locais de trabalho saudáveis ao longo da vida", que terá lugar, dia 31 de maio, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. Controlo de riscos emergentes, gestão de riscos hospitalares, riscos psicossociais e vida ativa saudável no local de trabalho são os quatro principais temas a abordar no evento.

20-04-2016
O Instituto Ricardo Jorge destaca a segunda boa prática apresentada por Portugal no âmbito do projeto JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle). O programa tem como principal objetivo melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica de alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável.
19-04-2016
A oferta de novos alimentos para, além do leite materno ou de substituição, é uma importante oportunidade para iniciar a formação de bons hábitos alimentares na criança. Este é um dos conselhos que pode ser encontrado no artigo elaborado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge e publicado na revista "PARA SI + Saúde e Bem estar”.
19-04-2016

Trabalho do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge sobre perfil de ácidos gordos de oito sementes oleaginosas atualmente disponíveis no mercado nacional foi distinguido com prémio de melhor poster em congresso de nutrição entérica e parentérica. Todas as sementes analisadas neste estudo apresentam um perfil de ácidos gordos saudável, sendo sobretudo ácidos gordos insaturados.

19-04-2016

O Instituto Ricardo Jorge vai assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, com uma sessão pública a realizar, dia 28 de abril, no seu auditório em Lisboa. "Stress no trabalho: um desafio coletivo" é o tema das comemorações de 2016, que têm como objetivo sensibilizar para o impacto do stress nos locais de trabalho, nomeadamente ao nível das doenças e mortes relacionadas com o trabalho.

15-04-2016
A ação de formação "Um dia com diagnóstico precoce", promovida pela Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge, voltou a registar um elevado número de participantes. A próxima edição desta iniciativa está já programada para 12 de outubro.
15-04-2016
O Instituto Ricardo Jorge, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Brasil), organizou, dias 13 e 14 de abril, nas suas instalações em Lisboa, a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho de Controlo de Qualidade Laboratorial, Formação e Legislação para países de língua oficial portuguesa. O evento decorreu no âmbito do Projeto de Melhoria da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa.
14-04-2016

O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças não Transmissíveis, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – 1 vaga –a candidatos (M/F), no âmbito do projeto de investigação “CHRODIS - Joint Action da União Europeia", com a referência 2016/CHRODIS/01, financiado pela União Europeia, com a duração de 5 meses.

13-04-2016

O autismo é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades repetitivos e estereotipados. Fique a saber mais sobre este tema através de uma brochura editada pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge.

12-04-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, esteve na Turquia para dar formação sobre amianto, no âmbito do programa europeu TAIEX (Technical Assistance and Information Exchange). A participação nesta ação formativa, que decorreu entre 28 de março e 1 de abril,  foi assegurada por Fátima Aguiar, técnica da Unidade de Ar e Saúde Ocupacional.
12-04-2016

Maria Teresa Contreiras, antiga colaboradora do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, foi distinguida com a Medalha de Ouro dos Serviços Distintos do Ministério da Saúde, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Saúde, que se comemorou a 7 de Abril. Um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito da implementação e gestão de instrumentos de observação de relevância para a Saúde Pública.

11-04-2016

Cinco investigadores do Instituto Ricardo Jorge participaram, dia 6 de abril, no 14º Café de Ciência, que decorreu na Biblioteca da Assembleia da República, em Lisboa, subordinado ao tema "Saúde e Alterações Climáticas". Impacte das ondas de calor na saúde, qualidade do ar e doenças respiratórias e propagação de doenças infeciosas foram alguns dos tópicos em debate.

11-04-2016
O Instituto Ricardo Jorge requalificou dois dos seus cinco laboratórios de alta segurança, com o objetivo de melhorar a sua capacidade de resposta em emergências e biopreparação. É nestes laboratórios de elevado nível de segurança biológica que se realiza, por exemplo, o diagnóstico do vírus Ébola e de outros agentes passíveis de apresentarem grande risco para a saúde pública.
08-04-2016

O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 29 de abril, no seu auditório em Lisboa, o 8.º Workshop da Rede de Vigilância de Vetores - REVIVE. O evento, que contará com a participação de responsáveis da Direção-Geral de Saúde e das Administrações Regionais de Saúde, tem como objetivos debater as implicações em saúde pública do REVIVE e apresentar os resultados nacionais e regionais desta rede.

08-04-2016
“Vencer a Diabetes” (Beat diabetes) é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2016, comemorado anualmente a 7 de abril. Segundo a OMS, cerca de 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980, e em 2030 estima-se que possa ser a sétima causa de morte.
07-04-2016
Em 2013, 13% das famílias das crianças portuguesas que participaram no estudo COSI Portugal (Childhood Obesity Surveillance Initiative) indicaram ter diabetes tipo II e mais de metade destas tinham também hipertensão arterial ou hipercolesterolemia. A hipercolesterolemia familiar foi a doença mais prevalente observada (27,6%).
07-04-2016

A prevalência da diabetes na população do estudo e_COR, realizado pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge, foi de 8,9%. Esta prevalência é significativamente mais elevada no sexo masculino e aumenta significativamente com a idade.

07-04-2016
Um grupo de 10 alunos romenos está a receber formação no Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, no âmbito do programa europeu ERASMU+. Sensibilizar para a importância da monitorização da qualidade da água na prevenção de riscos para a saúde pública e da avaliação da qualidade do ar e de situações que colocam em risco a saúde dos trabalhadores são os principais objetivos desta ação.
06-04-2016

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) manifesta o seu pesar pelo falecimento do Professor Doutor José Luís Castanheira dos Santos, seu diretor entre março de 1997 e novembro de 1999. Eminente médico de Saúde Pública, epidemiologista e professor, José Luís Castanheira fez ressurgir o Instituto Ricardo Jorge, após o seu encerramento e reabertura em 1997.

05-04-2016

O prazo limite para a submissão de resumos de comunicações à conferência "InSIPack - International Conference on Safety and Innovation in Food Packaging 2016" foi alargado até 15 de abril. Promovido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, este evento terá lugar dia 16 de junho, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.

04-04-2016
O Projeto de Intervenção para a Prevenção e Rastreio da Diabetes em Populações Vulneráveis da Grande Lisboa foi uma das três boas práticas apresentadas por Portugal, no âmbito da iniciativa JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle). Este projeto permitiu, por exemplo, identificar cerca de 2 mil pessoas como tendo risco acrescido de desenvolver diabetes.
31-03-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, promove, dia 26 de abril, no seu auditório em Lisboa, uma conferência intitulada "Stress e bem-estar no contexto do trabalho". A conferência será proferida por Maria José Chambel, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e moderada por Carlos Matias Dias, coordenador do Departamento de Epidemiologia.

31-03-2016
Entre 2008 e 2013, 7,7% das mulheres com suspeita de anomalia fetal durante a gravidez recusaram a realização de exames invasivos, revela estudo do Instituto Ricardo Jorge, com base em dados do Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC). Fatores maternos como a idade, naturalidade e história obstétrica, entre outros, parecem estar relacionados com esta decisão.
30-03-2016
Cerca de 20 técnicos de saúde e estudantes do Uzbequistão visitaram, dia 29 de março, o Instituto Ricardo Jorge no Porto. A visita decorreu no âmbito do projeto europeu UZHELTH, que tem como objetivo desenvolver a capacidade das instituições de ensino superior daquele país para formar profissionais de saúde pública em diferentes áreas de atuação.
30-03-2016
O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de abril de 2016 uma fotografia dos laboratórios do Parque Vacinogénico de Lisboa, fundado em 1888 por dois médicos militares. Este parque destinava-se à cultura, preparação, conservação e fornecimento de vacina antivariólica de origem animal, pelo que possuía todas as instalações necessárias. 
29-03-2016
O Plano de Oferta Formativa 2016 do Instituto Ricardo Jorge já se encontra disponível para consulta. São mais de 50 iniciativas de formação, divulgação e atualização científica nas várias áreas de especialidade do Instituto: alimentação e nutrição, doenças infeciosas, genética humana, epidemiologia, saúde ambiental e promoção da saúde e prevenção de doenças não transmissíveis.
29-03-2016

O Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge editou recentemente quatro brochuras sobre saúde e doenças crónicas, com o objetivo de contribuir para a promoção da literacia em saúde da população portuguesa. Uma dessas publicações tem como tema as doenças cardiovasculares e explica que atuar sobre os fatores de risco é a melhor forma de se prevenir estas patologias.

28-03-2016
O Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge promove, dia 3 de maio, nas suas instalações em Lisboa, o Curso "Amianto nos edifícios: localização, aplicação, risco e avaliação da exposição". Os interessados em participar nesta ação formativa deverão efetuar a sua inscrição até 22 de abril.
28-03-2016

O trabalho “Development of RNA based approaches to exploit alternative therapies for Lysosomal Storage Diseases”, desenvolvido pelo Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge no Porto, foi distinguido com o prémio para a melhor comunicação oral num simpósio internacional sobre doenças metabólicas. A comunicação premiada foi apresentada pela investigadora Sandra Alves.

24-03-2016
O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 5 de abril, no seu auditório em Lisboa, uma palestra sobre aplicação de técnicas avançadas de microscópia eletrónica de transmissão ao estudo de nanopartículas. "The Science of the Small: Understanding the World of Nanoparticles by Advanced Transmission Electron Microscopy" será proferida por Paulo Jorge Ferreira, professor da Universidade do Texas (EUA).
24-03-2016
Uma técnica do Instituto Ricardo Jorge vai estar, entre 28 de março e 1 de abril, na Turquia para dar formação sobre amianto, no âmbito do programa europeu TAIEX (Technical Assistance and Information Exchange). Fátima Aguiar, da Unidade de Ar e Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental, será responsável por efetuar várias apresentações sobre metodologias de avaliação de exposição ao amianto.
24-03-2016

Entre 1991 e 2011, não se verificou uma diminuição na prevalência de defeitos do tubo neural na Europa, revela um estudo da autoria dos responsáveis dos registos nacionais de anomalias congénitas de 19 países europeus, entre os quais Portugal. O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, é um dos autores deste trabalho, que analisou os dados relativos a 12,5 milhões de nascimentos.

23-03-2016

Assinala-se hoje, 22 de março, o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1993, com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos. O Instituto Ricardo Jorge, através da sua Unidade de Água e Solo do Departamento de Saúde Ambiental, desenvolve várias atividades de vigilância e controlo da qualidade das águas nas suas diversas utilizações.

22-03-2016
"Boas práticas de segurança alimentar" é o titulo do artigo elaborado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge para o site Alimentação Saudável do Jumbo. Neste artigo, são abordados os principais aspetos relacionados com a segurança dos alimentos, nomeadamente durante a sua compra, preparação e confeção.
22-03-2016
Conheça a última edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica editada pelo Instituto Ricardo Jorge. Doenças Não Transmissíveis, Doenças Infeciosas, Ambiente e Saúde e Anomalias Congénitas são os temas em destaque no novo número do Observações, que passa agora também a apresentar resumos em inglês para uma mais ampla divulgação dos seus artigos.
22-03-2016

Continuam abertas as inscrições para o Curso "Trends in Nanobioparticles Characterization", que terá lugar, de 6 a 8 de abril, no Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. Organizado pelo Departamento de Genética Humana, em colaboração com a empresa Paralab, o evento tem como objetivo abordar várias técnicas de caracterização físico-química de nanobiopartículas e das suas interações em diferentes sistemas.

21-03-2016

O Instituto Ricardo Jorge aderiu recentemente à iniciativa o "Livro de Elogios", passando a disponibilizar nas suas instalações este livro a utentes e visitantes que pretendam deixar um elogio, um agradecimento ou simplesmente expressar uma boa impressão proporcionados pelo Instituto Ricardo Jorge. Ao contrário do Livro de Reclamações, que é obrigatório por lei, o Livro de Elogios é facultativo.

18-03-2016
Sem a contribuição do Instituto Ricardo Jorge não teria sido possível a um grupo de profissionais de saúde de várias instituições nacionais identificar um caso de transmissão pessoa-a-pessoa da doença dos Legionários. Para perceber melhor qual foi o papel do Instituto nesta descoberta, conversámos com João Paulo Gomes, responsável pelo Núcleo de Bioinformática e pela Unidade de Investigação do Departamento de Doenças Infeciosas.
18-03-2016
O bastonário da Ordem dos Biólogos, José Matos, visitou, dia 11 de março, o Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. O encontro teve como principal objetivo discutir temas de interesse comum entre as duas instituições e abordar possíveis atividades conjuntas ao nível do desenvolvimento de competências dos biólogos.
17-03-2016
O Instituto Ricardo Jorge vai começar a divulgar, a partir da próxima semana, uma série de conteúdos sobre boas práticas na área da promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas. Esta iniciativa surge no âmbito do projeto europeu JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle), no qual o Instituto é um dos 60 parceiros associados.
17-03-2016
Uma delegação do Instituto Nacional de Estatística de Angola esteve, dia 11 de março, no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, para uma reunião de trabalho sobre estatísticas da saúde. Inquéritos de saúde e o papel desempenhado pelos laboratórios de referência foram alguns dos temas abordados pelos representantes das duas instituições.
15-03-2016
Estudo do Instituto Ricardo Jorge relativo à época gripal 2014/2015 indica um aumento na cobertura da vacina antigripal sazonal (VAGS) nos indivíduos com 65 e mais anos, o que reflete, à semelhança da época anterior (2013/2014), a alteração da tendência decrescente iniciada na época de 2009/2010. Este aumento parece estar relacionado com o início da gratuidade das vacinas para a população idosa.
15-03-2016
Cerca de 20 alunos da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira visitaram, dia 11 de março, o Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge, no Porto. Regras básicas de segurança pessoal no laboratório de microbiologia, rastreabilidade dos ensaios e garantia da qualidade foram alguns do temas abordados na visita, que incluiu também uma simulação  de colheita de amostras de géneros alimentícios e de esfregaços de superfícies de ambientes de produção alimentar.
14-03-2016

A recém designada Comissão de Ética para a Saúde (CES) do Instituto Ricardo Jorge reuniu-se pela primeira vez, dia 9 de março, tendo sido eleita, pelos seus membros, a direção para o período 2016-2019. Compete à CES, entre outras funções, zelar, no âmbito das atividades do Instituto, pela observância de padrões de ética no exercício das ciências médicas, de forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humanas.

14-03-2016
Mais de 96% dos inquiridos em estudo do Instituto Ricardo Jorge consome água da rede pública ou água acondicionada, o que é "garantia de acesso a uma água de qualidade". Este trabalho, divulgado, dia 11 de março, durante as "I Jornadas da Água: uma questão de Saúde Pública", revela também que 3,8% consome água de origens não controladas, "o que constitui um risco potencial para a saúde".
11-03-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, esteve presente na segunda assembleia geral JA-CHRODIS, que decorreu em Madrid. Este projeto europeu visa identificar, validar e promover o intercâmbio e a difusão de boas práticas no campo das doenças crónicas e da promoção do envelhecimento saudável.

10-03-2016
O Instituto Ricardo Jorge vai realizar, dia 16 de junho, no seu auditório, em Lisboa, uma conferência intitulada "International Conference on Safety and Innovation in Food Packaging 2016" (InSIPack). A segurança das embalagens alimentares e o desenvolvimento de novos materiais destinados a entrar em contato com alimentos serão alguns dos temas a debater no evento.
10-03-2016
O Instituto Ricardo Jorge integrou a delegação portuguesa que participou, de 29 de fevereiro a 4 de março, em Lisboa, num conjunto de reuniões técnicas no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para o período 2009-2016. Estes encontros tiveram como objetivo reforçar a aposta estratégica da CPLP na área da Saúde.
10-03-2016

Entre 2009 e 2015, Portugal notificou três casos de rubéola congénita. Dos casos identificados, dois foram importados do continente africano e um foi autóctone, o primeiro após um interregno de 13 anos. Dois casos de rubéola congénita resultaram de infeções sintomáticas em mulheres não vacinadas.

08-03-2016
O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de março de 2016 um filtro de água de carvão ativado. Este equipamento, da marca Hidraffin, era usado em situações em que seria necessário assegurar a boa qualidade da água para consumo humano ou para outras finalidades.
07-03-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Genética Humana e em colaboração com a empresa Paralab, promove, de 6 a 8 de abril, em Lisboa, o Curso "Trends in Nanobioparticles Characterization". O evento prevê a realização de sessões teóricas e práticas sobre técnicas de caracterização físico-química de nanobiopartículas e das suas interações em diferentes sistemas.
07-03-2016

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde, Joana Alves, realizou, dia 3 de março, uma visita de trabalho ao Instituto Ricardo Jorge. A responsável cabo-verdiana e a sua comitiva reuniram-se com o seu homólogo português, Fernando de Almeida, e visitaram alguns dos laboratórios do Instituto na sua sede, em Lisboa, e em Águas de Moura.

04-03-2016
Assinala-se hoje, 3 de março, o Dia Mundial das Anomalias Congénitas. Em Portugal, a determinação da prevalência e cobertura nacional destas malformações, assim como a sua vigilância epidemiológica, são asseguradas pelo Registo Nacional de Anomalias Congénitas, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia.
03-03-2016
O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Doenças Infeciosas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto "INNUENDO - a cross-sectorial platform for the integration of genomics in surveillance of food-borne pathogens", financiado pela European Food Safety Authority.
02-03-2016

O Instituto Ricardo Jorge, Museu da Saúde, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão – 1 vaga –  a candidatos (M/F), no âmbito do Processo de Instalação do Museu da Saúde.

02-03-2016
O Instituto Ricardo Jorge inicia dia 2 de março, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, uma nova missão de apoio à República da Guiné-Bissau na capacitação laboratorial e vigilância epidemiológica de doenças infeciosas como, por exemplo, tuberculose, SIDA, sarampo, malária ou cólera. Será também dada continuidade ao trabalho desenvolvido em questões relacionadas com o vírus Ébola.
01-03-2016
Estudo do Instituto Ricardo Jorge apresenta o primeiro caso de melioidose em Portugal, revelando o importante papel da metodologia de Sequenciação Total do Genoma para a correta identificação e caracterização da estirpe isolada. Este caso resulta de uma importação da Tailândia e reforça necessidade de se incluir esta doença no diagnóstico diferencial de quadros infeciosos em viajantes regressados de zonas endémicas.
01-03-2016
Investigadores do Instituto Ricardo Jorge identificaram, pela primeira vez a nível mundial, um doente com Hipercolesterolemia Familiar (FH) homozigótica com duas mutações funcionais no gene PCSK9. A FH é uma doença genética e hereditária, caraterizada por elevados níveis de colesterol desde o nascimento, que levam ao aparecimento de aterosclerose e doenças cardiovasculares precoces.
29-02-2016
O Instituto Ricardo Jorge e a Associação Raríssimas assinaram, dia 29 de fevereiro, na Casa dos Marcos, na Moita, um protocolo com vista o estabelecimento de bases de cooperação científica e pedagógica entre as duas instituições. Desenvolver e implementar projetos de investigação conjuntos, no âmbito das doenças raras, é um dos objetivos do acordo agora celebrado.
29-02-2016
O que é o amianto? Que tipos de amianto existem? Que doenças podem ser atribuídas à inalação de fibras de amianto? Como poderei saber se um material contém amianto? Para responder a estas e muitas outras questões, a Unidade de Ar e Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge elaborou um documento com as perguntas mais frequentes sobre este tema.
26-02-2016
A Direção-Geral de Saúde, em articulação com o Instituto Ricardo Jorge, elaborou um plano estratégico de prevenção e controlo de doenças transmitidas por mosquitos. O documento define, em diferentes níveis, o risco de transmissão das doenças de acordo com a presença ou ausência de vetores e identifica a intervenção focada nos seguintes eixos operacionais: vigilância e deteção precoce; respostas coordenadas; comunicação.
26-02-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, participou no 4º simpósio educacional da Confederação Europeia de Micologia Médica, que decorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Tel Aviv (Israel). A presença no evento serviu para a apresentar a experiencia portuguesa na monitorização da qualidade de areias de praias e parques infantis.
25-02-2016
O Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016, promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, conta agora como o apoio do Centro Hospitalar de São João e do Centro Hospitalar do Algarve para reforçar o recrutamento de participantes nas zonas do Norte e Algarve. O ISN visa conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação, bem como para outras doenças infeciosas com impacto em Saúde Pública.
25-02-2016
Ana Paula Rodrigues, médica de Saúde Pública do Departamento de Epidemiologia, e Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe, participaram na última edição do programa da RTP "Pela Sua Saúde". As especialistas do Instituto Ricardo Jorge esclareceram algumas das principais dúvidas relacionadas com a gripe e a vigilância epidemiológica e laboratorial desta doença.
25-02-2016
Os resultados de uma investigação estão prontos e analisados. É hora de iniciar a escrita do artigo científico. Mas por onde começar? Foi para responder a esta questão que o Instituto Ricardo Jorge promoveu, dia 24 de fevereiro, um workshop intitulado "Como sair da página em branco", que teve como oradora Marcia Triunfol Elblink, especialista em comunicação de ciência.
24-02-2016

Estudo do Laboratório Nacional de Referência de Doenças Evitáveis pela Vacinação do Instituto Ricardo Jorge descreve os casos prováveis de sarampo recebidos para confirmação laboratorial entre 2011 e 2013 em Portugal. No período em análise, foram notificados nove casos de sarampo (oito casos confirmados e um provável), todos importados, sendo que apenas um deu origem a casos secundários.

24-02-2016
As cardiopatias congénitas continuam a constituir o grupo de Anomalias Congénitas (AC) mais prevalente em Portugal, seguido do grupo das anomalias do sistema músculo-esquelético, segundo o relatório do Registo Nacional de Anomalias Congénitas, elaborado pelo Instituto Ricardo Jorge. Entre 2011 e 2013, observou-se ainda um aumento da percentagem de deteção de AC na fase pré-natal.
24-02-2016

O Instituto Ricardo Jorge promove, dia 24 de fevereiro (14:30), no seu auditório, em Lisboa, um workshop intitulado "Como sair da página em branco", que terá como oradora Márcia Triunfol Elblink, especialista em comunicação de ciência. A ação tem entrada livre e visa apresentar uma técnica que permite iniciar a elaboração de um artigo científico de forma mais simples.

23-02-2016
Um grupo de cerca de 80 alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira visitou, nos dias 22 janeiro e 4 e 15 de fevereiro, alguns dos laboratórios do Departamento de Genética Humana no Porto. As visitas incidiram na Unidade de Rastreio Neonatal e na Unidade de Investigação e Desenvolvimento.
22-02-2016

O Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge acaba de editar quatro brochuras sobre saúde e doenças crónicas, com o objetivo de contribuir para a promoção da literacia em saúde da população portuguesa. "O Autismo", "História de Saúde Familiar", "Genética, Saúde e Doença" e "Doenças Cardiovasculares" são os títulos das brochuras agora publicadas.

19-02-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promoveu, nos dias 15, 17 e 19 de fevereiro, três ações de formação para os examinadores que vão participar no COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) Portugal 2016. Participaram nestas iniciativas, que decorrem em Faro, Lisboa e Porto, mais de 200 pessoas, entre nutricionistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais.

19-02-2016

Maria João Alves, investigadora do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge, esteve no programa da TVI "A tarde é sua", apresentado por Fátima Lopes, para esclarecer as principais dúvidas relacionadas com o vírus Zika. Em Portugal, existe diagnóstico laboratorial para esta doença desde 2007 e um sistema de vigilância de vetores que funciona em todo o país desde 2008.

18-02-2016
O Instituto Ricardo Jorge integra um consórcio europeu que tem como objetivo promover a cooperação entre os setores da saúde humana, alimentar e animal com vista à integração da sequenciação total do genoma na vigilância e investigação epidemiológica de agentes patogénicos alimentares. Financiado pela European Food Safety Authority, este projeto inclui instituições de seis países.
18-02-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do Departamento de Epidemiologia, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – 1 vaga – com o grau de Mestre, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto de Investigação com a referência EuroEVA/01/2016, designado por “Estudo da efetividade da vacina antigripal”, financiado pelo European Centre for Disease Prevention and Control através da EPIConcept SARL.

18-02-2016
O Instituto Ricardo Jorge vai organizar, dia 31 de maio, nas suas instalações em Lisboa, o 2º Seminário Saúde e Segurança do Trabalho: "Promover locais de trabalho saudáveis ao longo da vida". Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição até uma semana antes do início do evento.
18-02-2016

A febre Q integra a lista das Doenças de Declaração Obrigatória desde 1999. Investigação realizada pelo Instituto Ricardo Jorge alerta para o facto da infeção por Coxiella burnetii ser um problema médico e veterinário que está longe de ser negligenciável em Portugal, à semelhança do que acontece em outros países europeus com caraterísticas edafoclimáticas, ecológicas e pecuárias similares às portuguesas.

17-02-2016

João Paulo Gomes, investigador do Departamento de Doenças Infeciosas, realizou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, as provas públicas de habilitação para o exercício de funções de coordenação científica, tendo sido aprovado por unanimidade. O Instituto Ricardo Jorge conta atualmente com cinco investigadores com este tipo de habilitação.

17-02-2016
Portugal dispõe desde 2008 de uma Rede Nacional de Vigilância de Vetores (REVIVE), coordenada pelo Instituto Ricardo Jorge através do seu Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI). Para conhecer melhor este trabalho de vigilância epidemiológica, uma equipa de reportagem da RTP esteve, dia 3 de fevereiro, no CEVDI, em Águas de Moura.
12-02-2016

As Toxinfeções Alimentares (TIAS) constituem um problema de saúde pública, sendo uma causa importante de morbilidade e mortalidade em todo o mundo. Com base em dados de investigação de TIAS, ocorridas entre 2009 e 2013, Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge descreve como estes dados podem ser usados como evidência científica para identificar boas práticas de segurança alimentar para o consumidor.

11-02-2016

Ana Paula Rodrigues, médica de Saúde Pública do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, esteve no programa da TVI "A tarde é sua", apresentado por Fátima Lopes, para esclarecer algumas dúvidas relacionadas com a gripe. O que é a gripe, quais os sintomas, a importância da vacinação, período de incubação ou como se transmite foram alguns dos temas abordados.

11-02-2016
Continuam abertas, até 4 de março, as inscrições para as "I Jornadas da Água: uma questão de Saúde Pública", organizadas pelo Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge. O evento, que terá lugar dia 11 de março, em Lisboa, tem como objetivo aproximar as várias instituições e parceiros com responsabilidades na  gestão e controlo da qualidade da água nas suas diversas utilizações.
10-02-2016
Podemos viver sem mosquitos? Para responder a esta e outras questões a revista Visão esteve em Águas de Moura para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI) do Instituto Ricardo Jorge e conversar com as investigadoras Sofia Núncio e Maria João Alves.
10-02-2016
O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de fevereiro de 2016 um Taquitoscópio, equipamento utilizado para determinar as diferentes características seletivas da perceção humana, na área da psicologia experimental. Doado pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, este aparelho pertence à coleção Camilo Cardoso.
08-02-2016

O Instituto Ricardo Jorge colaborou, pelo segundo ano consecutivo, na vigilância epidemiológica do Carnaval de Torres Vedras, evento onde participam anualmente cerca de 300 mil pessoas. O objetivo foi permitir a resposta atempada e adequada por parte dos serviços de Saúde locais a eventuais situações de risco, através do registo e caracterização dos casos relacionados com o evento.

08-02-2016

Em Portugal, o Instituto Ricardo Jorge é o laboratório responsável pelo diagnóstico do vírus Zika. Uma equipa de reportagem da RTP esteve, dia 3 de fevereiro, no Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI), em Águas de Moura, para conhecer algum do trabalho desenvolvido pelo CEVDI na área da vigilância epidemiológica e de diagnóstico laboratorial.

05-02-2016

O Instituto Ricardo Jorge está a promover a capacitação de profissionais na área laboratorial para o diagnóstico do vírus Zika na Região Autónoma da Madeira. Esta iniciativa surge na sequência do recente surto internacional de Zika e tem em consideração o facto de na ilha da Madeira existir o mosquito vetor desta doença, o Aedes aegypti.

05-02-2016
Um grupo de profissionais de saúde de várias instituições nacionais identificou um caso de provável transmissão pessoa-a-pessoa da doença dos Legionários. As conclusões deste trabalho, que contou com a importante participação do Instituto Ricardo Jorge ao nível da microbiologia, sequenciação total do genoma e da bioinformática, acabam de ser publicadas na revista New England Journal of Medicine, a mais conceituada mundialmente na área da medicina.
04-02-2016

O Instituto Ricardo Jorge desenvolveu um estudo pare determinar a prevalência dos principais fatores de risco cardiovascular na população portuguesa, com especial enfoque na dislipidemia e na caraterização genética do risco cardiovascular. Resultados mostram que a dislipidemia é um fator de risco prevalente e a ligeira diminuição na prevalência da hipercolesterolemia não acompanha o aumento exponencial da venda de estatinas em Portugal.

03-02-2016

O Instituto Ricardo Jorge colaborou com a Direção-Geral da Saúde na construção da plataforma saúde sazonal, que se encontra disponível no novo portal do Serviço Nacional de Saúde. Esta ferramenta tem como objetivo apresentar informação da evolução semanal de alguns indicadores relacionados com a síndrome gripal, nomeadamente taxa de incidência e vírus da gripe em circulação.

03-02-2016

Um cartaz pertencente, possivelmente, à Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais é a peça destacada pelo Museu da Saúde para o 1º trimestre de 2016. "Operário ferido num desastre. Amanhã podes ser tu!" é a mensagem que se pode ler. Na sequência desta campanha foi criado, em 1962, o Gabinete de Higiene e Segurança no Trabalho.

03-02-2016
O novo Portal do Serviço Nacional de Saúde foi apresentado, dia 1 de fevereiro, numa sessão que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Esta plataforma online tem como objetivo promover a proximidade entre cidadãos, profissionais de saúde e instituições da saúde, através da disponibilização de informação transparente.
01-02-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI), em Águas de Moura, é detentor de conhecimento específico sobre Zika e faz diagnóstico para este vírus desde 2007. No final do ano passado, por exemplo, deu formação a especialistas do Brasil, Panamá e Venezuela.
29-01-2016

O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Cientifica (BIC) – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “PERsonalised ICT Supported Service for Independent Living and Active Ageing (PERSSILAA)”, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Sétimo Programa-Quadro.

29-01-2016
O Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge promove, dia 1 de fevereiro, nas suas instalações em Lisboa, uma conferência sobre "Anemia falciforme – Doença vascular". O evento contará com a participação de Fernando Ferreira Costa, professor de Hematologia e Hemoterapia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Brasil).
28-01-2016
O Instituto Ricardo Jorge, o Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica do Exército e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária vão desenvolver um projeto de colaboração com o objetivo de detetar B. anthracis em solos no território nacional. O projeto terá benefícios para a Defesa, Segurança e Saúde Pública, já que esta bactéria está no topo da lista dos potenciais agentes passíveis de serem utilizados como armas biológicas ou em atos de bioterrorismo.
28-01-2016

O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE) vai colaborar com o Instituto Ricardo Jorge no recrutamento de participantes no Inquérito Serológico Nacional (ISN) na Região Autónoma da Madeira. O ISN tem como principal objetivo conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação.

28-01-2016

O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, publicado semanalmente pelo Instituto Ricardo Jorge, tem uma nova imagem gráfica de forma a permitir uma leitura mais fácil dos seus conteúdos. O primeiro boletim de vigilância da gripe foi emitido em 11 de outubro de 1990, sob responsabilidade da Divisão de Epidemiologia da Direção-Geral de Cuidados de Saúde Primários.

27-01-2016

Um modelo de patologia médica que representa um caso de Lepra Tuberosa é a peça destacada pelo Museu da Saúde para o 4º trimestre de 2015. Integra uma coleção de peças em cera e em gesso, com modelos de várias patologias, que eram utilizadas para o ensino dos alunos do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

26-01-2016
O Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge vai organizar, dia 11 de março, no auditório das suas instalações, em Lisboa, as I Jornadas da Água: uma questão de Saúde Pública. Os interessados em participar nesta iniciativa devem fazer a sua inscrição até 4 de março.
26-01-2016
O Programa de Avaliação Externa da Qualidade - Microbiologia do Ar, consiste na avaliação do processo de amostragem de ar e análise laboratorial, tendo em vista a quantificação de bactérias e fungos em suspensão no ar. Entre outros aspetos, este programa tem permitido melhorar a comparabilidade dos resultados dos seus participantes, levando igualmente a uma harmonização de procedimentos.
22-01-2016

O Instituto Ricardo Jorge adquiriu um equipamento de sequenciação de nova geração para apoio à identificação e caracterização de surtos, situações de emergência e à decisão clínica. Este novo aparelho permite, por exemplo, sequenciar o genoma completo de microrganismos, num período entre 12 horas a 2 dias.

22-01-2016

O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, elaborado semanalmente entre setembro e maio pelo Instituto Ricardo Jorge, celebrou recentemente 25 anos de existência. Ao longo deste tempo, o boletim sofreu várias alterações, tendo-se transformado num importante instrumento de apoio à toma de decisão em saúde, ao fornecer a informação semanal mais atualizada sobre a situação epidémica da gripe em Portugal.

20-01-2016
Em 2012, a taxa de incidência global da Doença Invasiva Meningocócica em Portugal foi de 0,71 casos por 100 mil habitantes, sendo que a incidência de casos confirmados foi de 0,65 por 100 mil habitantes, valor que se aproxima do valor médio da taxa de incidência na Europa. Estes são alguns dos destaques do relatório elaborado pelo Laboratório Nacional de Referência de Neisseria meningitidis do Instituto Ricardo Jorge.
18-01-2016
No ano passado, realizaram-se mais 1958 "testes do pezinho" do que em 2014, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge. O distrito do Porto foi onde se verificou o maior aumento de recém-nascidos estudados (15631, mais 538 do que em 2014) e Lisboa onde mais bebés foram estudados (24603).
18-01-2016
Conheça a edição especial do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica trimestral editada pelo Instituto Ricardo Jorge, dedicada às doenças infeciosas. Sequenciação de Nova Geração e Doenças Evitáveis por Vacinação são os dois grandes temas em destaque deste novo número dedicado a este tipo de patologias.
15-01-2016

O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – 1 vaga – com o grau de Mestre – a candidatos (M/F), com a ref.ª FCT/ SPLICETHER /DGH/jn2016, na condição do Projeto de Investigação “ Desenvolvimento de abordagens terapêuticas baseadas na correção do splicing em doenças de sobrecarga lisossomal: estudos in vitro e in vivo”, ser financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

15-01-2016

O Instituto Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – 1 vaga – com o grau de Doutor – a candidatos (M/F), com a refª FCT/ MITO/DGH/jn2016 na condição do Projeto de Investigação “Defeitos Genéticos das Doenças Mitocondriais: Abordagem por Sequenciação de Nova Geração”, ser financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

15-01-2016

O Instituto Ricardo Jorge, através do Departamento de Genética Humana, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – 1 vaga – a candidatos (M/F), com a ref.ª FCT/CeMoLy/DGH/jn2016, na condição do Projeto de Investigação designado por “Cellular models for the study of lysosomal dysfunction and correction mechanisms (CeMoLy)”, ser financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

15-01-2016
Trata-se de um instrumento de observação do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, criado em 1988. O projeto ECOS (Em Casa Observamos Saúde) tem como objetivo colher dados sobre o estado de saúde e de doença e suas determinantes, na população de Portugal Continental, através de uma amostra de famílias portuguesas com telefone.
14-01-2016

A Direção-Geral da Saúde emitiu, dia 14 de janeiro, um comunicado sobre gripe sazonal, no seguimento de notícias divulgadas sobre uma “epidemia” de gripe A. Na nota assinada pelo diretor-geral da saúde, Francisco George, refere-se que vírus que originou a pandemia de 2009 tornou-se, desde então, sazonal e que este tem sido incluído nas vacinas sazonais contra a gripe.

14-01-2016

O Instituto Ricardo Jorge e o Instituto Gulbenkian de Ciência estão a convidar voluntários para colaborar na vigilância da gripe através da Internet. Todos os residentes em Portugal podem participar neste projeto, bastando para tal registarem-se no site Gripenet e preencher semanalmente um pequeno questionário sobre os sintomas gripais (ou ausência deles).

14-01-2016

Em 2004, 25,2% da população portuguesa estava em provável sofrimento psicológico, comparativamente a 20,3% em 2014. Estas prevalências resultam de um estudo efetuado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge utilizando o indicador de sofrimento psicológico Mental Health Inventory (MHI-5) e tendo por base dados gerados pela amostra de famílias ECOS - Em Casa Observamos Saúde.

13-01-2016

A candidata a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos para o triénio 2016-2018, Ana Paula Martins, visitou, dia 12 de janeiro, o Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa. A iniciativa teve como objetivo conhecer pessoalmente algumas das atividades desenvolvidas pelo Instituto e debater com os farmacêuticos da instituição as ideias e o plano de ação da sua candidatura.

13-01-2016

O programa PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar tem um novo site na Internet que aloja também uma nova versão da Tabela da Composição dos Alimentos. Esta plataforma permitirá ainda, em breve, consultar dados sobre a cadeia alimentar como a ocorrência de contaminantes alimentares e informações sobre hábitos de consumo alimentar.

11-01-2016

Quase cinco mil pessoas participaram no Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, um número que superou largamente o valor mínimo necessário. Para o coordenador do INSEF, Carlos Dias, este nível de adesão irá contribuir para uma "maior precisão das estimativas dos indicadores" e "serve também como motivação" a vários níveis.

08-01-2016

O Instituto Ricardo Jorge vai investir, durante os próximos dois anos, cerca de 1,2 milhões de euros em tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente na modernização operacional da gestão laboratorial e interna do Instituto. Parte deste investimento será garantida pelo Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

07-01-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, desenvolveu um estudo que analisou misturas de micotoxinas presentes em alimentos para crianças e o seu potencial impacto na saúde. Para explicar algumas das conclusões deste trabalho, Paula Alvito, coordenadora do projeto Mycomix, foi entrevistada pelo programa Click da Antena 1.
07-01-2016
O Museu da Saúde apresenta como peça do mês de janeiro de 2016 uma máquina  utilizada para comprimir ou fazer hóstias, designação que era dada aos comprimidos. Esta peça pertence à coleção do medicamento, composta por um conjunto de objetos que permitem representar o desenvolvimento da Química Farmacêutica.
06-01-2016

A monitorização contínua das propriedades antigénicas e genéticas dos vírus da gripe é essencial, quer para a seleção anual das estirpes virais a incluir na vacina, quer para identificar novas linhas de orientação da terapêutica antiviral. Neste estudo, especialistas do Instituto Ricardo Jorge descrevem as caraterísticas antigénicas e genéticas dos vírus da gripe identificados em Portugal no inverno de 2014/2015.

06-01-2016