Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Apoio de Referência

 

Apoio personalizado ao utilizador na pesquisa e recuperação de informação, no fundo documental da biblioteca, bem como noutras fontes de informação e bases de dados bibliográficas da área da Saúde, disponíveis na Internet.

Dá orientação no desenvolvimento de estratégias de pesquisa, promove pesquisa bibliográfica assistida, e presta formação ao utilizador na correcta utilização e potencialização das funcionalidades dos recursos de informação disponíveis, de forma a melhorar o processo da pesquisa e aumentar a eficácia do processo de recuperação da informação.

Indica outras fontes de informação externas à Biblioteca (encaminhando o utilizador para a instituição detentora da informação, no caso da informação não se enquadrar no leque da colecção documental do Instituto Ricardo Jorge) e identifica novas fontes que possam contribuir para um correcto desenvolvimento do trabalho de investigação

Apoia a normalização de citações e referências bibliográficas em trabalhos científicos, de documentos impressos ou electrónicos, com base nas Normas Portuguesas NP 405-1 e 4 e na Norma Bibliográfica de Vancouver, de acordo com as exigências dos Editores internacionais.

Para facilitar a gestão pessoal de referências bibliográficas e criação automática de bibliografias, com plena integração nas bases de dados do Institut for Scientific Information (ISI) e outras, disponibiliza-se o software EndNote Web.

O acesso ao EndNote Web, disponibilizado gratuitamente aos membros da B-On, pela Web of Knowledge, necessita de registo feito a partir da rede interna do Instituto Ricardo Jorge para a necessária validação por IP (Internet Protocol), sendo sempre necessário introduzir a password para aceder ao serviço. Consultar documento descritivo da B-On (PDF - 391 KB), guia de consulta rápida (PDF – 499 KB), tutorial (8:05 minutos).

Serviço de Referência Virtual

Permite a colocação de questões de informação bibliográfica breves ou de carácter factual, através do correio electrónico. Sempre que possível, as respostas serão enviadas durante as 48h posteriores à recepção das questões.

Procurar-se-á responder de forma clara e rápida. Para tal, é fundamental que as questões sejam formuladas através do correio electrónico (biblioteca@insa.min-saude.pt) e que incluam o máximo de detalhes acerca das questões, como por exemplo recursos já consultados, natureza e finalidade do trabalho (dissertação de doutoramento e mestrado, relatório, trabalho de fim de curso, comunicação, etc.) e prazos. Devem também constar do formulário de pedido os seguintes elementos: nome do requerente, endereço electrónico, habilitações e actividade profissional.