Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Biblioteca da Saúde

 

Missão 
A Biblioteca da Saúde do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge é um centro de recursos de informação de referência de apoio às actividades do Instituto Ricardo Jorge e à investigação científica e académica em geral. Garante a atualização e desenvolvimento do acervo documental, o processamento bibliográfico e o acesso à informação, e preserva colecções patrimoniais relevantes para o entendimento da Saúde Pública e da Medicina em Portugal. Assegura ainda a gestão da actividade editorial e do repositório digital da produção literária do Instituto Ricardo Jorge, e zela pelo Arquivo histórico administrativo do Instituto.

Áreas de especialização 
É uma biblioteca especializada em Ciências da Saúde, em particular vocacionada para a Saúde Pública nas áreas de Alimentação e Nutrição, Doenças Infeciosas, Genética Humana, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, Saúde Ambiental e Epidemiologia.

Coleções 
Constituída em 1901, tendo iniciado a sua actividade em 1902, ano em que o próprio Instituto entrou em funcionamento, a Biblioteca da Saúde dispõe de um fundo documental distribuido por mais de quatro centenas de publicações periódicas nacionais e estrangeiras, vários milhares de monografias, seriados, obras de referência, literatura cinzenta e analíticos, sendo considerada entre a comunidade científica e académica um apoio relevante, pela qualidade e actualidade das suas colecções.

Desde 1986, é Biblioteca OMS de referência, recebendo, ao abrigo deste estatuto, as publicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), editadas, tanto pela sede em Genebra, como pelos seus departamentos regionais, nomeadamente o Regional Office for Europe (EURO), em Copenhaga, a International Agency for Research on Cancer (IARC), em Lyon, contando também com algumas publicações da Pan American Health Organization (PAHO), sedeada em Washington. É ainda detentora de publicações oficiais de outros organismos especializados em saúde, em particular da União Europeia, e de outras organizações europeias.

Preserva um importante acervo documental patrimonial, de salvaguarda da identidade institucional e memória coletiva, enriquecido com a incorporação de fundos bibliográficos históricos, espólios científicos e ofertas de instituições de documentação e informação e de particulares.

Utilizadores 
A Biblioteca da Saúde destina-se, essencialmente, aos investigadores e técnicos de saúde do Instituto. Satisfaz, de igual modo, utilizadores externos, da comunidade científica e académica nacionais, bem como da comunidade em geral e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Serviços
Para além da leitura de presença, do empréstimo e da reprodução de documentos, a Biblioteca faculta aos seus utilizadores apoio, orientação e formação na pesquisa bibliográfica, atende pedidos de informação e promove iniciativas de divulgação das coleções documentais.

Parcerias
Colabora com organismos e em iniciativas que promovem o desenvolvimento de sistemas de informação científica e técnica nacionais e internacionais e desenvolve no âmbito do empréstimo interbibliotecas (EIB) parcerias com diversos serviços de documentação e informação na área da Saúde e do Ensino Superior. Na vertente editorial, assegura o intercâmbio de publicações com instituições intervenientes nos domínios da Saúde Pública.

Equipa
Elvira Silvestre | Coordenação
Miguel Flores | Atendimento geral / Empréstimo interbibliotecas
Francisco Tellechea | Edições
Fernanda Silva | Apoio

Contacto: biblioteca@insa.min-saude.pt