Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Água e Solo

 

A Unidade de Água e Solo (UAS) desenvolve estudos de avaliação da qualidade da água e do solo, para investigação de situações de risco para a saúde humana decorrentes da exposição a factores de risco de origem hídrica e telúrica.  

A UAS dispõe de laboratórios, actualmente sedeados em Lisboa e Porto:

  • Laboratório de Química e Toxicologia
  • Laboratório de Microbiologia
  • Laboratório de Biologia e Ecotoxicologia 

O Laboratório de Química e Toxicologia desenvolve planos de vigilância e controlo da qualidade físico-química de águas nas suas diversas utilizações: água para consumo humano, águas naturais superficiais ou subterrâneas, águas de piscina ou tanques terapêuticos, águas balneares, águas utilizadas na preparação de soluções de hemodiálise, águas residuais, entre outras.

O Laboratório de Microbiologia tem a sua esfera de competências a nível da vigilância e controlo da qualidade microbiológica das águas acima referidas bem como no estudo da qualidade microbiológica de areias. 

O Laboratório de Biologia e Ecotoxicologia estuda os microrganismos fitoplanctónicos, existentes em ecossistemas aquáticos, que produzem toxinas e que representam risco para a Saúde Pública. Entre os mais importantes estão as cianobactérias e respectivas toxinas (cianotoxinas).

Para informações técnicas ou outras contactar através de:

  • Unidade de Água e Solos, Lisboa: dsa.uas.l@insa.min-saude.pt; +351 21 751 9299
  • Unidade de Água e Solos, Porto: dsa.uas.p@insa.min-saude.pt. + 351 22 340 1100