Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Unidade Laboratorial de Referência

 

Apresentam-se algumas definições relevantes para definir o âmbito da função de referência do Departamento de Promoção da Saúde e Doenças Crónicas (DPSDC).

Laboratório - Tomamos aqui como laboratório o local, incluindo a própria comunidade, onde se realizam estudos científicos. Pode ser o laboratório de química ou a comunidade.

Referência – Valores considerados padrão para considerar aceitável dentro dos parâmetros assumidos como de cut-off entre saúde e doença, ou baseados no rigor e evidência de uma intervenção; ou não aceitável, por indiciar situação de doença ou por não atingir os critérios mínimos de qualidade no desenvolvimento de uma intervenção.

Instrumento – No DPSDC disponibilizam-se instrumentos que são ferramentas que vão permitir o diagnóstico e a monitorização da saúde das populações e indivíduos (podem ser biológicos ou psicossociais), bem como de avaliação da qualidade das intervenções (metodológicos).

Os instrumentos de diagnóstico têm de ser simples, sensíveis e fiáveis ou válidos. Permitem comparar valores obtidos com os valores considerados de referência para identificar uma situação patológica ou saudável apoiando a qualidade da prática operacional.