Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Perturbações do Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental

 

As Perturbações do Desenvolvimento Infantil e a Saúde Mental em geral implicam patologias crónicas com grande frequência na população em geral e com um impacto muito significativo na qualidade de vida dos pacientes. As perturbações do desenvolvimento infantil, em particular, representam em muitos casos uma incapacidade completa e permanente, em que os pacientes necessitarão de apoio médico, económico e social durante toda a vida. O pouco que se conhece sobre as causas destas patologias não permite a sua prevenção e os tratamentos disponíveis são em geral paliativos com resultados variáveis de individuo para individuo.

O trabalho desenvolvido no Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis pretende contribuir para a melhoria das condições de vida dos pacientes, e incide sobre várias patologias e distúrbios, incluindo o autismo, a deficiência mental e a doença de Alzheimer. Investe também na prevenção de situações que podem prejudicar o desenvolvimento ulterior do ser humano, como as perturbações na interacção precoce mãe-bébé, sendo uma das áreas de estudo a depressão pós-parto como um dos seus factores determinantes.

Pretende-se que estes trabalhos se desenvolvam como uma abordagem integrada abrangendo múltiplos aspectos, que incluem: a investigação das bases biológicas de patologias específicas, como o autismo, a deficiência mental, a doença de Alzheimer; a identificação de biomarcadores e de determinantes psico-sociais que contribuem para algumas destas perturbações; a investigação de métodos para individualização de terapêuticas em situações específicas, como o autismo; o desenvolvimento de instrumentos eficazes e fiáveis para avaliação de risco e detecção precoce; e a tradução do conhecimento adquirido em estratégias efectivas de prevenção, intervenção precoce e melhoria dos apoios clínicos e educacionais.