Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Determinantes Imunológicos em Doenças Crónicas

 

A área científica “Determinantes imunológicos em Doenças Crónicas” tem como objectivo geral a promoção de actividades de I&D em Imunologia directamente associados às Doenças Crónicas, nomeadamente às definidas como prioritárias no Plano Nacional de Saúde.

Em termos específicos, esta área centra-se actualmente na investigação sobre a interacção entre o metabolismo do ferro/cobre, o stress oxidativo e o sistema imunológico como determinantes relevantes para a etiologia e patogénese de Doenças Crónicas específicas.

O objectivo principal desta actividade é a caracterização das bases moleculares associadas à regulação da expressão da ceruloplasmina linfocitária e o estudo da sua função fisiológica nomeadamente no que diz respeito ao esclarecimento do seu envolvimento no(s) mecanismo(s) de protecção contra o stress oxidativo e do seu papel na interacção entre o metabolismo do ferro e do cobre.

Em termos de orientação estratégica este tema insere-se num plano que visa a intervenção em três áreas essenciais transversais ao Departamento de Promoção da Saúde e Doenças Crónicas:1. Doenças Raras (Doença de Behçet, Doença de Wilson e aceruloplasminemia); 2. Doença de Alzheimer e 3. Doenças Cardiovasculares.