Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Unidade de Genética Molecular

 

A Unidade de Genética Molecular (UMO) tem como principal missão a realização de exames laboratoriais (testes genéticos) na área da genética molecular humana, aplicáveis a diferentes doenças genéticas nos períodos pré-natal e pós-natal, incluindo patologias com componente genética de suscetibilidade ou predisposição.

Os resultados destes testes, conjugados com o aconselhamento genético, contribuem diretamente para a prevenção da doença genética no contexto familiar e da saúde pública.

A UMO submete diversos dos seus testes genéticos a avaliação externa da qualidade internacional, presta também assessoria ao EMQN (European Molecular Genetics Quality network) e dá formação regular a alunos dos diferentes graus de ensino, incluindo estágios no âmbito do internato complementar de Genética Médica, ou integrados em cursos pós-graduação.

Esta Unidade é sustentada pelo rigor técnico e científico, pela melhoria contínua da qualidade que culmina com a acreditação de ensaios no âmbito da norma ISO 15189.

Testes Genéticos efetuados na Unidade

Folheto dos Testes Genéticos realizados na Unidade