Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 EVITA

 

Apresentação

O sistema EVITA−Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, criado em 2000 e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, IP), é um sistema de recolha e análise de dados sobre Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Este sistema é desenvolvido em estreita colaboração com a Administração Central dos Sistemas de Saúde. O programa de vigilância EVITA integra a rede europeia do IDB Network (Injury DataBase), juntamente com organizações de 25 países da “European Association for Injury Prevention” (EuroSafe), no âmbito do projeto BRIDGE (2014-2017).

O sistema EVITA dá continuidade ao sistema ADELIA – Acidentes Domésticos e de Lazer - Informação Adequada - criado em 2000 e é gerido pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Como principais objetivos de curto prazo do sistema EVITA, destacamos a determinação de frequências e tendências dos ADL em geral e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos. A longo prazo, estes objetivos passam pela identificação de situações de risco, bem como de produtos perigosos ou que propiciem a ocorrência de ADL. O sistema permite assim uma base de conhecimento para apoio da definição de políticas de prevenção baseadas na evidência.

Metodologia

Genericamente, o sistema EVITA baseia-se no registo de ADL numa amostra de serviços de urgência do SNS. Os ADL são definidos como todos os acidentes domésticos e de lazer registados nas urgências do SNS, cuja causa não seja doença, acidente de viação, acidente de trabalho ou violência. O registo dos ADL é feito aproveitando o ato administrativo de inscrição na urgência, sendo os funcionários administrativos do atendimento objeto de uma formação específica. É recolhida informação de forma a ser possível fazer uma caracterização demográfica através das variáveis data de nascimento e  sexo e uma caracterização do acidente utilizando as variáveis data, hora, local, atividade no momento do acidente, mecanismo da lesão, tipo de lesão, parte do corpo lesada, descrição do acidente e seguimento do sinistrado.

Regularmente é publicada informação sobre a situação nacional referente à ocorrência de ADL na amostra EVITA. Pode consultar aqui o último relatório disponível (2009-2012).

Outros relatórios:

 Apresentações e posters:

 Outras publicações:

Contactos

Departamento de Epidemiologia
Ricardo Mexia (Coordenador do EVITA)
(+351) 217 519 200
ricardo.mexia@insa.min-saude.pt
ines.batista@insa.min-saude.pt
Morada: Av. Padre Cruz. 1649-016 Lisboa