Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Epidemiologia

 
 

O Departamento de Epidemiologia (DEP) desenvolve as suas actividades nos domínios da investigação e da observação sobre os estados de saúde e de doença da população residente em Portugal, suas determinantes e utilização dos cuidados de saúde tendo em vista a obtenção de evidência para a decisão em saúde pública.

Para concretizar as actividades indicadas, o DEP desenvolve e aplica métodos epidemiológicos, estatísticos, informáticos e de informação geográfica que, são utilizados de forma integrada por pessoal científico e técnico especializado, trabalhando geralmente em equipas multidisciplinares.

O DEP produz, de forma contínua ou periódica, dados destinados à investigação e à vigilância através de sete instrumentos de observação (INS, ECOS, MS, EVITA, RENAC, ÍCARO, VDM) que desenvolve.

O DEP utiliza ainda dados gerados durante períodos limitados de tempo, especificamente no âmbito de projectos de investigação e implementa e participa em sistemas de vigilância. Por outro lado, realiza previsões e delineia cenários sobre a ocorrência de situações com potencial impacto na saúde.

Apontam-se algumas linhas de investigação actualmente em desenvolvimento: alterações climáticas; gripe; cuidados preventivos; estilos de vida; mortalidade; acidentes, sem prejuízo de outras temáticas que se têm vindo a trabalhar.

O DEP promove a divulgação do conhecimento científico que produz e também, de forma mais lata, contribui para divulgação da cultura científica em saúde. Exerce esta actividade através da apresentação dos resultados que obtém em reuniões científica e técnicas, da sua publicação em revistas nacionais, estrangeiras e internacionais, bem como através do site do Instituto Ricardo Jorge.

O DEP exerce frequentemente acções de formação e de consultoria nos domínios em que detém competência e experiência. Essa consultoria é destinada a Departamentos, equipas ou pessoas do próprio Instituto Ricardo Jorge, a instituições públicas de saúde, dentro e fora do Ministério da Saúde, e também a entidades privadas, em regra sob a forma de prestação de serviços.

Muitas actividades do DEP são realizadas em cooperação com outros Departamentos do Instituto Ricardo Jorge, bem como com outras entidades e grupos dentro e fora do Ministério da Saúde.

Consultar brochura (PDF-1.22Mb)

Consultar organograma (PDF-125Kb)