O Departamento de Epidemiologia contribui para a concretização da missão de I&D do Instituto Ricardo Jorge, através da realização de estudos de investigação epidemiológica, incluindo a epidemiologia clínica e em serviços de saúde, e do desenvolvimento de novas metodologias no âmbito das diferentes áreas em que trabalha.
Este contributo estende-se ainda ao domínio da vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis e não transmissíveis, bem como à previsão de efeitos potencialmente graves para a população, associados à ocorrência de fenómenos inesperados.
Os estudos são desenvolvidos para satisfazer necessidades de conhecimento em áreas temáticas relacionadas com a saúde e a doença, com as suas determinantes e com serviços e cuidados de saúde.
A selecção das prioridades de investigação e de vigilância têm em consideração as prioridades nacionais, com relevo para o Plano Nacional de Saúde, o desenvolvimento de linhas de investigação em curso no DEP e temas especificamente suscitados por entidades diversas, em regra no âmbito do Ministério da Saúde.