Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Cuidados de Saúde

 

O Departamento de Epidemiologia tem realizado estudos relacionados com a identificação de necessidades e utilização dos cuidados de saúde.

Nesse âmbito, a utilização geral de cuidados de saúde tem sido estudada através dos quatro INS realizados em Portugal (1987/88, 1996/97, 1999/2000 e 2005/2006).

Têm sido realizados vários estudos sobre a prescrição e utilização de fármacos ou equivalentes. Assim, saliente-se estudos sobre a prescrição de anti-bacterianos e de psico-fármacos ou sobre o perfil terapêutico da hipertensão, os três em Clínica Geral/Medicina Familiar, realizados através de “Médicos-Sentinela”, bem como sobre o consumo de medicamentos hipnóticos na população portuguesa ou de contraceptivos (INS 1998/1999 e 2005/2006).

O acesso e a utilização dos cuidados de saúde têm sido também abordados, nomeadamente através de estudos sobre necessidade de referenciação e frequência de visitas domiciliárias, ambos em CG/MF (Médicos-Sentinela) ou sobre cuidados preventivos e cuidados continuados no domicílio (ECOS).

Perspectiva-se um incremento da investigação e da vigilância na área dos cuidados de saúde, dado que a função “Investigação em Serviços de Saúde” passou, estatutariamente, a constituir missão do Instituto Ricardo Jorge.