Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Alimentação e Nutrição

 
 

O Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) desenvolve actividades nas áreas da segurança alimentar e nutrição, tendo como visão a obtenção de ganhos em saúde pública através do estudo aprofundado da situação do país nas áreas da alimentação e da nutrição humanas.

Ao DAN compete a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria.

Para a prossecução das atribuições do Instituto Ricardo Jorge, o DAN colabora com as instituições congéneres e outros organismos nacionais e internacionais, nomeadamente a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO) e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), participando nos Programas e Planos Nacionais e Internacionais.

O DAN desenvolve a sua actividade na Sede do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto.

O DAN tem implementado um sistema de gestão da qualidade, encontra-se acreditado pelo IPAC segundo a norma ISO 17025, no âmbito de análises de alimentos e produtos agroalimentares para 58 parâmetros, dos quais 24 na área da química analítica (macronutrientes, minerais e vitaminas) e os restantes na área da microbiologia. (Ver listagem de análise acreditadas do IPAC).

Consultar brochura "Alimentação e Nutrição" (PDF-1.11Mb)

Consultar brochura "Controlo Microbiológico na Restauração" (PDF-580Kb)

Consultar Organograma (PDF-131Kb)