Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Toxicologia

 

A Toxicologia Alimentar estuda a toxicidade de substâncias veiculadas pelos alimentos, determinando a presença, concentração e a origem do químico no alimento, fatores que influenciam o seu aparecimento e reversibilidade, bem como, os efeitos nocivos na saúde do consumidor. O tóxico presente poderá ser entre outros, uma toxina produzida por um microrganismo, um poluente de origem ambiental, agrícola, veterinário ou industrial, um contaminante do processamento alimentar ou da migração de materiais em contacto com o alimento.


O DAN tem vindo a desenvolver estudos de monitorização e diversos projetos de investigação como por exemplo:

_ocorrência de contaminantes químicos: metais pesados, nitratos, pesticidas;

_deteção de toxinas produzidas por agentes microbiológicos: micotoxinas, toxina botulínica, enterotoxinas;

_avaliação da interação  de misturas binárias de micotoxinas, e seus efeitos citogenotóxicos, em colaboração com o Departamento de Genética do INSA (DG) e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar - CESAM

_avaliação do efeito do processamento alimentar na toxicidade de micotoxinas, em alimentos à base de frutos, em colaboração com a indústria alimentar;

_avaliação da biodisponibilidade de contaminantes aplicando métodos in vitro, usando culturas de tecidos, que simulam o processo digestivo e a absorção intestinal. O INSA integrou recentemente a rede internacional INFOGEST, que visa promover estudos multidisciplinares na área da digestão dos alimentos.

O INSA tem atribuído particular atenção aos contaminantes na alimentação infantil, dada a grande suscetibilidade deste grupo etário.