Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 Sobre a Tabela dos Alimentos

 

Os teores dos componentes apresentados na TCA provêm da compilação de dados de diversas fontes tais como, estudos analíticos realizados pelos Laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), publicações científicas, outras Tabelas e, para alguns alimentos processados, informação retirada dos respectivos rótulos. A Tabela contém ainda dados obtidos por cálculo, caso das receitas e de valores de nutrientes para os quais não se dispunha de informação (valores omissos). Sempre que possível é apresentada informação sobre a fonte dos dados.

A maioria dos alimentos estudados foi adquirida em lojas, supermercados e mercados de diversas regiões do país, principalmente nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Para a maior parte dos alimentos foram analisadas no mínimo cinco amostras, pelo menos para alguns dos nutrientes.

Todos os componentes são referidos a 100 g de alimento edível, com excepção das bebidas alcoólicas em que os nutrientes são referidos a 100 ml.

Para melhor sistematização, os alimentos foram distribuídos em grupos, num total de catorze, com base na natureza do produto e suas características de composição, tendo em conta o significado alimentar dos principais constituintes, quer pela quantidade em que se encontram nos produtos quer pela importância nutricional de que se revestem. Dentro desta conceção, o agrupamento consistiu em reunir os produtos que apresentam natureza e composição semelhantes, à imagem do que acontece na nova Roda dos Alimentos. Para a criação e designação dos subgrupos, bem como para a classificação do alimento, foi considerada a legislação em vigor à data da edição da Tabela, sempre que possível.