Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 PortFIR

 

PortFIR

  • Novo site PortFIR disponível aqui

    Na última reunião PortFIR, no passado dia 30 de outubro, foi lançado o site PortFIR que aloja uma nova versão da Tabela da Composição de Alimentos.

    Para além da Tabela da Composição de Alimentos este novo site permitirá, no futuro, consultar dados sobre a cadeia alimentar como a ocorrência de contaminantes alimentares (químicos e microbiológicos) e informações sobre hábitos de consumo alimentar. Será também neste novo site que os membros PortFIR terão acesso às áreas reservadas onde serão disponibilizados documentos relacionados com os trabalhos em curso.

    Desde a data do lançamento da versão experimental do site PortFIR têm sido efetuadas numerosas melhorias, corrigindo erros e incongruências, sendo agora possível anunciar a versão funcional e disponibilizá-la a partir do site do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

    A Tabela da Composição de Alimentos, disponibilizada no site PortFIR, foi atualizada com novas receitas substituindo a anterior versão que se encontrava disponível no site do Instituto bem como na versão impressa e na versão digital em CD. Atualmente esta versão está disponível apenas online devendo, no futuro, ser disponibilizada em ficheiro descarregável.
     
    A Tabela da Composição de Alimentos é um documento de referência nacional para a composição dos alimentos consumidos em Portugal, que reúne informação sobre o teor de 42 componentes/nutrientes (Energia, Macroconstituintes, Ácidos Gordos, Colesterol, Vitaminas e Minerais) em 1094 alimentos (crus, cozinhados e processados). Foram incluídos novos valores para fiambre (fiambre, pá; fiambre, perna; fiambre, peito de frango; fiambre, peito de peru) e 318 receitas cujo valor nutricional foi calculado através da metodologia EuroFIR (190 receitas previamente existentes com valores recalculados e 128 novas receitas).

    Ao fazer esta atualização foi possível identificar a falta de informação nutricional relativa a alguns ingredientes que poderão entrar em algumas receitas, levando a algumas limitações quanto relativamente à quantidade de receitas que se puderam incluir nesta versão da Tabela. Para superar estes constrangimentos serão oportunamente anunciados no site PortFIR pedidos de dados de composição de alimentos. Estes dados poderão ser fornecidos por investigadores, laboratórios ou indústria e a sua compilação terá uma importância decisiva para a atualização progressiva da Tabela da Composição de Alimentos com um número crescente de alimentos.

    O site PortFIR está disponível para consulta aqui.

  •