Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
siga-nos RSS Facebook Twitter YouTube
Enviar E-mail

 PNAEQ

 

 

Portal PNAEQ

PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO EXTERNA DA QUALIDADE DOS LABORATÓRIOS

O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) está inserido nas atribuições do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), desde 1978. Segundo a actual lei orgânica (Decreto-Lei nº 271/2007 de 26 de Julho, artigo 3, ponto 3.c), o Instituto Ricardo Jorge é o laboratório nacional de referência para a saúde, a quem compete promover, organizar e garantir a Avaliação Externa da Qualidade no âmbito laboratorial para laboratórios de análises clínicas e ambientais.

A participação, voluntária e confidencial, num Programa de Avaliação Externa da Qualidade (EQA) constitui, para os laboratórios, a única forma de detecção de erros sistemáticos, através da comparação dos seus resultados.

Desta forma, é assegurada a comparabilidade e uniformidade dos resultados dos laboratórios aderentes, permitindo ao PNAEQ garantir os objectivos a que se propõe:

  • Melhorar a performance dos laboratórios;
  • Comparar o estado da arte a nível nacional;
  • Aumentar o nível da qualidade laboratorial;
  • Permitir o cálculo do erro total admissível;
  • Aumentar o nível técnico em determinadas áreas, (ex: Imunologia, Virologia, Biologia Molecular, Parasitologia, etc.), enviando bibliografia e dados explicativos.

Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade (EQAS - External Quality Assessment Schemes) são uma ferramenta crucial que Beneficia os Laboratórios Participantes, através da identificação e avaliação das capacidades dos laboratórios, orientando-os nas acções correctivas e melhorias, assim como através da formação contínua do pessoal do laboratório nos métodos de diagnóstico padrão de forma a contribuir para o aumento da percepção dos sucessos e mudanças na prática do laboratório.

Estão, igualmente empenhados em Beneficiar os Programas de Saúde Pública, gerando dados fidedignos para orientar as actividades de Saúde Pública, identificando falhas e estratégias para melhoria da competência laboratorial, promovendo a orientação do planeamento e avaliação do treino do laboratório, de modo a identificar laboratórios de excelência e a reforçar a rede laboratorial.

Para participar:

Se lhe aparecer uma janela a pedir username e password, ao abrir ou descarregar os ficheiros acima, escolha a opção "cancelar". 

PNAEQ: Avaliação da Satisfação (2014): 

O Programa de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial pretende avaliar a satisfação dos seus clientes. Para tal, agradecemos a sua colaboração, respondendo ao questionário.

PNAEQ: 32 Anos de Actividade

Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade destinados a laboratórios da Área Clínica, foram implementados em Portugal em finais dos anos 70, sob a coordenação do Instituto Ricardo Jorge.

Em 1996 tiveram início os ensaios interlaboratoriais na Área Ambiental, Microbiologia de Águas como parte de um projecto financiado pela Comissão Europeia, o Projecto EQUASE, de que o Instituto Ricardo Jorge foi um dos preponentes.

Em Setembro de 2001 os Laboratórios de Microbiologia de Alimentos do Instituto Ricardo Jorge (Lisboa e Porto), implementaram o Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade na Área da Microbiologia de Alimentos, integrado num Programa a nível mundial, coordenado pela Health Protection Agency de Londres. 

Em 2010 deu-se início ao Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade na Área da Contaminação Microbiológica do Ar.

Reunião de Discussão de Resultados de Avaliação Externa da Qualidade em Anatomia Patológica - 16 de Janeiro de 2015: 

PNAEQ em análise:

Áreas:

Contactos:

  • PNAEQ  Instituto Ricardo Jorge
    Avenida Padre Cruz, 1649-016 Lisboa 
    pnaeq@insa.min-saude.pt
     
  • Área Clinica
    217 519 250/350/349   217 526 470
     
  • Área Microbiologia de Águas
    217 519 284/238/446   217 526 446
     
  • Área Microbiologia de Alimentos
    217 526 470